Entenda a diferença entre Cloud híbrida e Multicloud

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

Subir suas aplicações para a nuvem não é tão simples. Existem uma série de perguntas a serem feitas e diversos fatores que devem ser levados em conta ao contratar um provedor de nuvem.

Cloud híbrida e Multicloud. Dois termos que são relativamente parecidos, mas totalmente diferentes. O mercado ainda tem dificuldades em compreender as diferenças entre as nomenclaturas, principalmente quando os dois termos são utilizados de forma ambígua.

Primeiro, vamos explicar o que é o Multicloud

Como o próprio nome já diz, é o uso de múltiplos serviços em nuvem de provedores diferentes, aliado à combinação de tecnologia, proximidade com o negócio, etc.

Qual é o principal objetivo ao adotar a nuvem? Alavancar a tecnologia. Existem diversos tipos de nuvem no mercado, um leque de possibilidades enorme à sua disposição e cada uma delas com características diferentes que podem ser adequadas a diferentes aplicações dentro da sua empresa.

Diversas aplicações dentro da empresa têm necessidades diferentes: algumas precisam de uma latência menor, outras de um espaço maior, etc. Quando pensamos nesse ponto, o Multicloud se faz efetivo: permite que as empresas utilizem nuvem com tecnologias e características diferentes.

Escolher qual é o melhor provedor de nuvem, aquele que mais se adequa não somente ao seu negócio como um todo, mas às suas aplicações específicas, é uma tarefa difícil que precisa de todo um estudo e pesquisa.

A Nuvem Híbrida

Resumidamente, a nuvem híbrida é a combinação entre nuvens privadas (data centers alocados dentro da própria empresa) e nuvens públicas (data center externos, instalados em provedores de cloud, fora das empresas); porém, não necessariamente de fornecedores diferentes, como no Multicloud. Se você ainda não sabe da importância da nuvem para a sua empresa, clique aqui e saiba mais!

O ganho de escala e economia financeira pode ser atrelada à nuvem pública, e as características para workloads personalizados e bem específicos para as nuvens privadas.

Sem contar aqui que as nuvens privadas podem ser divididas em duas categorias bem definidas, conhecidas como nuvem privada interna, e nuvem privada externa, mas vamos deixar isso para outra hora!

Cloud Broker

O que podemos aprender com tudo isso? Quando as palavras “vamos para a nuvem! ” são ditas, não será uma simples escolha de qual provedor de nuvem você prefere. Uma série de questões devem ser levantadas, sempre visando qual provedor de nuvem será mais indicado e se adaptará melhor a tal aplicação.

Um Cloud Broker (facilitador de nuvem) pode ser a solução na hora de contratar a melhor nuvem para o seu negócio. Atuando como um corretor de nuvem, o Cloud Broker tem o objetivo de colher as preferências, necessidades, contexto organizacional e infraestrutura do cliente para encontrar as opções que se encaixam no perfil da empresa.

Quer saber mais sobre esse serviço? Clique aqui

Referências:

https://computerworld.com.br/como-mudar-para-nuvem-e-nunca-se-arrepender
https://computerworld.com.br/cloud-hibrida-ou-multicloud-entenda-diferencas
https://computerworld.com.br/inconsistencias-nos-processos-e-ambientes-sao-obstaculos-adocao-de-multicloud
https://computerworld.com.br/multicloud-se-já

Veja Mais​

Power Virtual Agents

Crie uma cultura baseada em dados com inteligência de negócios para todos! Permita que todos em todos os níveis da sua organização tomem decisões seguras usando análises atualizadas e alcance resultados poderosos com base em seus dados.

Power Apps

Crie aplicativos de nível profissional de maneira fácil! Aumente a agilidade em sua organização criando rapidamente aplicativos de baixo código que modernizam processos e resolvem desafios difíceis. Inove rapidamente para resultados rápidos.

Power Automate

Cuide do que é importante e automatize o resto! Simplifique tarefas repetitivas e processos sem papel com o Power Automate, para que você possa concentrar sua atenção onde é mais necessário. Transforme desatualizado em automatizado.

Power BI

Crie uma cultura baseada em dados com inteligência de negócios para todos! Permita que todos em todos os níveis da sua organização tomem decisões seguras usando análises atualizadas e alcance resultados poderosos com base em seus dados.

Announce

New
arrival

2019 collection

Let’s face it, no look is really complete without the right finishes. Not to the best of standards, anyway (just tellin’ it like it is, babe). Upgrading your shoe game. Platforms, stilettos, wedges, mules, boots—stretch those legs next time you head out, then rock sliders, sneakers, and flats when it’s time to chill.