Por Iblayr Vasconcelos – Especialista em Azure – Gêneses IT
Fim do Suporte ao Windows Server 2012: Por que você deve agir agora?
Caros colegas e parceiros de negócios,
Estamos vivendo em uma era de avanços tecnológicos rápidos, onde a segurança e a eficiência dos nossos sistemas são mais críticas do que nunca. Nesse contexto, quero alertar todos vocês sobre uma mudança importante que está acontecendo no mundo da tecnologia da informação: o fim do suporte ao Windows Server 2012/2012 R2.
Por que isso é importante?
O Windows Server 2012, uma das versões mais populares do sistema operacional de servidor da Microsoft, está chegando ao fim de seu ciclo de vida. Isso significa que a Microsoft não fornecerá mais atualizações de segurança ou suporte técnico para essa versão após a data de término do suporte, que ocorrerá em 10 de outubro de 2023.
Aqui estão algumas razões pelas quais isso é significativo:
1. Vulnerabilidades de segurança
Sem as atualizações de segurança regulares, os servidores que ainda executam o Windows Server 2012 se tornam alvos mais fáceis para ataques cibernéticos. A proteção de dados e informações confidenciais de sua empresa fica em risco.
2. Conformidade com regulamentações
Muitas organizações são obrigadas a seguir regulamentações rigorosas de segurança e conformidade. A continuação do uso de um sistema sem suporte pode resultar em não conformidade, com implicações legais e financeiras.
3. Desempenho e eficiência
Novas tecnologias e recursos estão disponíveis em versões mais recentes do Windows Server, o que pode melhorar significativamente o desempenho e a eficiência de seus workloads. Ficar preso a uma versão desatualizada pode limitar o potencial de sua infraestrutura de TI.
O que a Microsoft diz?
A Microsoft recomenda aos clientes que, para serem executados com segurança, aplicativos e cargas de trabalho devem ser migrados para o Azure. A Instância Gerenciada de SQL do Azure é totalmente gerenciada e está sempre atualizada (PaaS). Os clientes também podem fazer lift-and-shift para Máquinas Virtuais do Azure, incluindo o Host Dedicado do Azure, a Solução VMware no Azure e o Azure Stack (Hub, HCI, Edge), para obter três anos adicionais de extensão de atualizações de segurança sem custo.
Os clientes que precisam de uma solução local podem atualizar para o Windows Server 2022 e SQL Server 2019. Os clientes qualificados com o Software Assurance em um Contrato Enterprise também podem comprar ESUs para Windows Server 2012/2012 R2 e SQL Server 2012. Saiba mais.
Planeje-se para o fim do suporte ao Windows Server 2012/2012 R2
Os clientes qualificados com o Software Assurance em um Enterprise Agreement podem comprar Atualizações de Segurança Estendidas para o Windows Server 2012/2012 R2 e o SQL Server 2012 executados na infraestrutura local.
Ao migrar para o Azure, você pode executar seus workloads com segurança com as Atualizações de Segurança Estendidas gratuitas. Você terá atualizações de segurança estendidas do Windows Server 2012/2012 R2 e do SQL Server 2012 por mais 3 anos sem custo adicional e ainda pode economizar com o Benefício Híbrido, somente no Azure. Saiba mais.
O que você deve fazer?
Agora é o momento ideal para começar a planejar a migração dos seus workloads para a nuvem ou pelo menos para uma versão mais recente e segura do Windows Server. Não deixe essa transição para a última hora, pois isso pode resultar em problemas significativos no futuro.
Conte com o apoio de um parceiro, como a Gêneses IT Consulting. Como parceiros da Microsoft, temos a experiência e o conhecimento necessários para ajudar sua empresa a fazer essa transição de forma tranquila e eficiente.
Conclusão
O fim do suporte ao Windows Server 2012 é uma oportunidade para melhorar a segurança, o desempenho e a conformidade de sua infraestrutura de TI. Não adie essa importante atualização. Contate um parceiro especializado e deixe-o ajudá-lo a fazer essa transição de forma tranquila e eficaz. Garanta um futuro mais seguro e eficiente para sua empresa.
Mantenha-se atualizado e seguro! Fale agora mesmo com os especialistas da Gêneses IT!