Cibersegurança, cada vez mais, ganha mais espaço e atenção como um dos temas mais importantes da IT. Organizações investem mais e mais nesta área, para que não sofram interrupções e perdas inesperadas.
Trabalho remoto e isolamento social, continuam em grande parte do mundo, e com essas duas características do cotidiano das pessoas, novas vulnerabilidades digitais também aparecem. Temos que nos preparar e adaptar para estes novos desafios. Confira as tendencias de cibersegurança para o ano de 2021:
Segurança reforçada para redes domésticas
A migração para o trabalho remoto, que ocorreu em uma enorme escala no ano de 2020, criou um alvo para cibercriminosos: as redes domésticas. O fato de computadores pessoais e dispositivos moveis começaram a ser usados de forma massiva para acessar dados corporativos, fez com que as estratégias de cibersegurança se tornassem vulneráveis.
Veremos um grande foco de corporações em garantir a segurança nos dispositivos de seus trabalhadores remotos. Investimentos em soluções de proteção de endpoints terão um provável aumento expressivo.
Espere um aumento nos budgets de Cibersegurança
De acordo com uma pesquisa realizada pela PwC, 55% dos executivos de tecnologia e segurança planejam aumentar seus budgets de cibersegurança, além de 51% destes executivos adicionarem profissionais especificamente alocados para cibersegurança aa seus times em 2021 [1] – mesmo que muitos não esperem um aumento significativo no lucro de suas empresas.
O crescente número de ameaças cibernéticas criou um sinal de alerta em muitas pessoas do mundo corporativo. A forma como o setor de cibersegurança nas empresas era visto, mudou.
Outro fator que terá grande influência nos investimentos feitos em cibersegurança, no Brasil, é a Lei Geral de Proteção de Dados [2]. Empresas terão que ser muito mais cautelosas ao lidar com dados sensíveis. Em 2021, podemos também esperar CISOs ganhando mais espaço nas decisões estratégicas de empresas.
Novas tecnologias, novos riscos
Em 2021, tecnologias como o 5g e Edge computing vão chamar muita atenção e ganhar muito espaço. A cada dia que se passa, desenvolvemos melhor essas tecnologias e ficamos mais próximos do uso constante, mas com isso teremos que enfrentar também os desafios de segurança que surgirão com elas.
Um único ponto de vista sobre a segurança 5G ainda não existe, já que o 5G ainda está “nascendo” [3]. Mas uma coisa é certa, um modelo de responsabilidade compartilhada será necessário. Assim como com as nuvens públicas.
O ano de 2020, foi um ano repleto de desafios. Tivemos que nos adaptar de diversas maneiras, e um dos setores que enfrentou diversas mudanças foi cibersegurança no mundo da TI. Em 2021, teremos de encarar um mundo com novos normais, e seguir tendencias definidas pelos contratempos que já enfrentamos.