Quando dizemos a palavra nuvem, nos vem em mente algo intangível, que não tem forma física. A nuvem (cloud computing) é exatamente isso: seus dados e informações sem locais físicos dentro de sua empresa, mas sim na internet, podendo ser acessados de qualquer lugar, a qualquer hora, com o máximo de segurança possível.
Marcelo Kawanami, gerente de pesquisa da GlobolData disse que ”A eficiência operacional ao adotar essa solução chega a 87%, alavancados principalmente pela redução no tempo de provisionamento de serviços”. O que isso quer dizer? Imagine seu colaborador com todas as informações necessárias na palma de sua mão, sem ter que realocar recursos, aumentado sua produtividade e resultados.
Crescimento
Se você acha que a nuvem não vai ajudar sua empresa, pense duas vezes. Pequenas e médias empresas que adotam a transformação digital crescem até 26% mais rápido do que outras empresas que não utilizam nenhuma solução em nuvem, e são aproximadamente 21% mais rentáveis.
Gartner fez estimativas sobre os gastos de TI no futuro, e a previsão de investimentos em data centers e servidores físicos subirá 3,32% até 2020, enquanto os investimentos para serviços e sistemas na nuvem aumentarão em 108%, representando cerca de 39% dos custos totais da área.
Não! Você não está sozinho quando pensa em adotar uma solução em nuvem. Uma pesquisa realizada pela Cisco e pela Intel, revelou que aproximadamente 70% dos executivos de multinacionais entrevistados pelo mundo estão de olho nas soluções em nuvem, pois são soluções com um custo x benefício altamente atrativos.
Características
- Facilidade no acesso: Acessar o e-mail e editar documentos vitais de qualquer local, de qualquer dispositivo, por pessoas que tem a qualificação e permissões necessárias, facilita a troca e atualização de informações, incentivando a colaboração e resultados positivos.
- Segurança: Soluções inovadoras de proteção para essa nova arquitetura de TI híbrida, onde a questão de “segurança” se estende além de segurança física e comprometimento de dados.
- Evolução: Aperfeiçoar a arquitetura da rede, conforme as aplicações e processos são migrados do data center e servidores para a nuvem pública.
É esperado que o investimento em soluções na nuvem, no Brasil, bata recorde em 2017 e alcance a marca de 4,5 bilhões de dólares, podendo chegar a 20 bilhões em 2020. Em tempos de instabilidade econômica, e flutuações no mercado, devemos nos projetar para o futuro e conseguir soluções que reduzem os altos custos, pois a compra de softwares e licenças em infraestrutura como produtos estão sendo substituídos por “as-a-service” e “pay-per-use”.
Fontes
- https://convergecom.com.br/tiinside/14/03/2017/cresce-investimento-em-cloud-computing-no-brasil/
- https://computerworld.com.br/migracao-para-nuvem-tera-impacto-cada-vez-maior-nos-gastos-anuais-com-ti-diz-gartner
- https://www.7it.com.br/2016/12/30/as-5-razoes-para-voce-investir-em-nuvem-em-2017/
- https://ustore.com.br/computacao-em-nuvem/tendencias-nuvem-2017/
- https://computerworld.com.br/empresas-brasileiras-elevam-investimentos-em-solucao-em-nuvem-para-aumentar-eficiencia