Para combater os ransomwares, tenha backup e um eficiente plano de proteção de dados

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

A palavra ransomware está ficando famosa entre os blogs e revistas de tecnologia. Inúmeros são os casos de clientes que tiveram seus dados sequestrados por esta ameaça que não tem medo de mostrar a cara, como a maioria dos softwares maliciosos, e vem tirando o sono da área de TI.

A primeira coisa que vem à mente quando se pensa em um ataque são as ferramentas de proteção de rede, porém, é muito importante ter o “velho backup” como retaguarda no caso de um ataque de ransomware.

Imagine que o ataque ocorra por um lugar que você não imaginaria que fosse vulnerável, como por exemplo um servidor com uma placa de rede com o IP externo da empresa fixado ou até mesmo um servidor de testes desprotegido por regras de firewall que acabou ficando esquecido. Diante da ocorrência, o cliente faz toda a varredura em busca da ameaça, elimina o risco e cobre as falhas. Depois, é hora da recuperação dos dados e da reestruturação do ambiente.

Apesar de esquecida por muito tempo e lembrada apenas nos momentos de desespero, quem melhor do que a sua ferramenta de backup para te auxiliar nesta jornada?

Não há proteção contra os ransomwares sem backup! A primeira pergunta após o ataque dos criminosos virtuais será: “Nós temos backup?” Então, é muito importante que esta resposta seja sim; do contrário, você estará com grandes problemas.

Porém, esta ferramenta só será eficaz se o seu backup estiver protegido também. Veja algumas recomendações:

 

  • oriente os usuários;
  • mantenha cópias do seu backup fora da sua organização;
  • mantenha seu servidor de backup e dispositivo de armazenamento protegidos por uma solução de segurança contra ataques dos criminosos;
  • faça testes periódicos de restauração no backup;
  • não economize em retenções adicionais para seu backup, tenha redundância!

 

Os ransomwares já são milhares e não há um método universal de proteção, mas a prevenção continua sendo uma forte aliada na batalha contra os ataques cibernéticos. Se a sua empresa não quer perder para sempre os bens mais preciosos que possui, dados e informações, o ideal é ter uma boa ferramenta de backup com uma boa política de proteção de dados.

Veja Mais​

Power Virtual Agents

Crie uma cultura baseada em dados com inteligência de negócios para todos! Permita que todos em todos os níveis da sua organização tomem decisões seguras usando análises atualizadas e alcance resultados poderosos com base em seus dados.

Power Apps

Crie aplicativos de nível profissional de maneira fácil! Aumente a agilidade em sua organização criando rapidamente aplicativos de baixo código que modernizam processos e resolvem desafios difíceis. Inove rapidamente para resultados rápidos.

Power Automate

Cuide do que é importante e automatize o resto! Simplifique tarefas repetitivas e processos sem papel com o Power Automate, para que você possa concentrar sua atenção onde é mais necessário. Transforme desatualizado em automatizado.

Power BI

Crie uma cultura baseada em dados com inteligência de negócios para todos! Permita que todos em todos os níveis da sua organização tomem decisões seguras usando análises atualizadas e alcance resultados poderosos com base em seus dados.

Announce

New
arrival

2019 collection

Let’s face it, no look is really complete without the right finishes. Not to the best of standards, anyway (just tellin’ it like it is, babe). Upgrading your shoe game. Platforms, stilettos, wedges, mules, boots—stretch those legs next time you head out, then rock sliders, sneakers, and flats when it’s time to chill.