Problemas com o budget de TI? Nunca mais!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

Um planejamento estratégico de TI eficiente, além de evitar quaisquer tipos de surpresas indesejáveis, faz com que o budget seja utilizado de forma correta. Vamos te ajudar a analisar corretamente os problemas da sua TI, além de concretizar um orçamento viável com o desempenho desejado.

#1 – Metas e objetivos

Em qualquer planejamento, independente da área, é necessário traçar metas e objetivos. Como? Vamos lá.

Primeiro, é preciso identificar de onde a sua empresa está partindo, e para onde ela quer chegar. Imagine uma viagem: você abre seu GPS e ele calcula onde você quer chegar, a partir de onde você está agora. Não existe destino sem um início.

É aqui que observamos todos os “problemas” que a TI sofre, sejam eles fatores internos (máquinas lerdas, falta de capacidade nos servidores, segurança precária, etc.) ou externos (perda de receita da empresa, crise econômica, diminuição de funcionários, etc.). É a partir deles que conseguimos traçar uma análise coerente sobre o que deve ser investido, o que pode ser ignorado, surgindo assim os seus objetivos.

#2 – Avalie o desempenho

Existem indicadores que podem ser utilizados para avaliar a situação atual do departamento de TI.

Métricas de desenvolvimento

Ajudam a perceber como vai o cumprimento de prazos e a entrega de produtos do setor, relatando informações sobre bugs e atrasos.

Exemplo: atrasos de versões; bugs por versão; tempo para correção de bug

Métricas de qualidade

Dizem respeito aos erros encontrados naquilo que foi produzido ou publicado.

Exemplo: bugs por versão de teste; bugs por versão publicada; horas de teste versus horas de desenvolvimento

Métricas de serviços

O service desk também gera métricas para avaliar a situação atual, porém, vale ressaltar que a ociosidade é necessária para um bom atendimento em situações de muitas chamadas.

Exemplo: chamados criados versus chamados resolvidos; tempo de primeira resposta; percentual de cumprimento de SLA; tempo de ociosidade por funcionário; nível de satisfação dos clientes.

Métricas de infraestrutura

A infraestrutura é fundamental para a operação da companhia.

Exemplo: disponibilidade de infraestrutura; capacidade de serviço; número de falhas por serviço.

#3 – Definição de orçamento

Primeiro, a TI não pode trabalhar isolada da empresa. Ela precisa ser parte importante nos processos e tomadas de decisões macros. Para conseguir caracterizar e avaliar as demandas necessárias em relação ao budget, existem pontos principais a serem observados:

Valor

Possíveis benefícios para a empresa em termos mais amplos. Aquele tal de “valor agregado” de qualquer que seja o tema abordado. Ok, aquele software custa X, mas, e o tanto de facilidade e produtividade que ele retorna? São os pontos principais em relação ao valor.

Adequação

O quão adequado a empresa aquele investimento é. É necessário observar aquele investimento não apenas unilateralmente, mas sim em todos os aspectos, inclusive em seu retorno tanto a curto prazo, até a longo prazo.

Risco

Podemos calcular os riscos em relação à implantação e o risco operacional, que calcula as chances de o investimento não atingir os resultados esperados.

Com todos esses parâmetros definidos, tenho certeza que o plano estratégico de sua TI está muito mais palpável, além de você conseguir entender onde é preciso investir, e onde é preciso manter do jeito que está.

Veja Mais​

Power Virtual Agents

Crie uma cultura baseada em dados com inteligência de negócios para todos! Permita que todos em todos os níveis da sua organização tomem decisões seguras usando análises atualizadas e alcance resultados poderosos com base em seus dados.

Power Apps

Crie aplicativos de nível profissional de maneira fácil! Aumente a agilidade em sua organização criando rapidamente aplicativos de baixo código que modernizam processos e resolvem desafios difíceis. Inove rapidamente para resultados rápidos.

Power Automate

Cuide do que é importante e automatize o resto! Simplifique tarefas repetitivas e processos sem papel com o Power Automate, para que você possa concentrar sua atenção onde é mais necessário. Transforme desatualizado em automatizado.

Power BI

Crie uma cultura baseada em dados com inteligência de negócios para todos! Permita que todos em todos os níveis da sua organização tomem decisões seguras usando análises atualizadas e alcance resultados poderosos com base em seus dados.

Announce

New
arrival

2019 collection

Let’s face it, no look is really complete without the right finishes. Not to the best of standards, anyway (just tellin’ it like it is, babe). Upgrading your shoe game. Platforms, stilettos, wedges, mules, boots—stretch those legs next time you head out, then rock sliders, sneakers, and flats when it’s time to chill.