Segundo uma pesquisa recente da Arcserve, para seus clientes na América Latina, apenas 37% das empresas têm um plano completo de recuperação de desastres documentado e a metade deles jamais fez testes para verificar se o plano funcionava ou não. Já a Gartner levantou que apenas 6% das empresas que perdem dados conseguem se manter após dois anos, o que é um número muito baixo de organizações que superam o problema.
Este cenário exemplifica a importância de se ter a tecnologia certa e um plano de recuperação de dados.
A perda pode ocorrer por motivos diversos, como:
– desastres naturais (enchentes, terremotos e furacões);
– incêndios;
– perda de componentes;
– dados corrompidos, bugs de softwares, falhas em hardwares;
– problemas de segurança: ataques cibernéticos;
– problemas externos: ar-condicionado, falta de energia;
– erros humanos.
Estes e mais uma série de itens podem causar a perda de dados e impossibilitar o andamento dos negócios. Por isso, mais do que ter o plano de recuperação e a tecnologia adequada para executá-lo, há que se priorizar a qualidade das ferramentas, já que algumas empresas ainda fazem seus backups em programas impróprios ou possuem armazenamento externo incompatível com as melhores práticas do mercado.
Mensagens de email, documentos e bancos de dados são apenas alguns dos itens que podem ser perdidos em um incidente. Imagine o impacto financeiro e os custos extras gerados!
Abaixo, confira como elaborar um plano de recuperação de dados de rede:
Avaliação – Conheça e classifique cada dado e classifique-o de acordo com suas características, grau de importância, conteúdo e impacto de sua possível perda. Separe-os em ativos críticos e não críticos, dados privados e de domínio público. Importante também projetar e analisar o impacto comercial que a perda pode causar, custos de recuperação e probabilidade de risco. Nunca é demais ter um plano de perda de dados para cada tipo de ameaça.
Revisão – Pesquise ameaças e situações que sua empresa pode passar e que podem causar a perda dos dados.
Proteção – Contrate o tipo de proteção mais adequada para sua necessidade: backup e recuperação, capturas de imagens, replicação, entre outros.
Teste – Coloque seu plano em prática para constatar se ele funciona. Os testes devem ser periódicos e abranger as áreas tecnológica e operacional.
Arcserve UDP – Solução unificada, rápida e simples
A ferramenta oferece proteção abrangente de dados, capaz de recuperá-los quando há interrupções no sistema e perdas antes que o tempo de inatividade afete o andamento dos trabalhos.
A Arcserve UDP possui as seguintes tecnologias:
* replicação contínua;
* alta disponibilidade;
* deduplicação global de dados na origem para sistemas virtuais e físicos;
* backups de imagens e arquivos para servidores Windows, UNIX, Linux com tecnologia incremental in?nita em nível de blocos (com apenas um único backup full);
* avançada tecnologia Assured Recovery para ambientes virtuais e físicos.
O Arcserve UDP permite que você reduza o tempo de backup e o tráfego da rede, até 90% do espaço em disco de backup e a compra de hardwares.
Já conhece a ferramenta? Clique aqui e baixe a avaliação gratuita de 30 dias: https://arcserve.com/br/free-backup-software-trial