Diversas empresas têm sofrido paralisações ou instabilidade operacional nos últimos dias, e não somente no Brasil, mas no mundo todo. Asana, Hubspot, Slack, Active Campaign e outras empresas referências em tecnologia de negócios têm reportado problemas sistêmicos, aparentemente todos hospedados no serviço AWS (Amazon Web Services). Aqui no Brasil, o Ifood recentemente teve problemas que impactaram toda a operacionalidade do aplicativo.
O queridinho Ifood tem passado apuros nos últimos dias. Na semana passada o aplicativo reportou em seus canais oficiais que a sua instabilidade se devia à algum problema na hospedagem de seu provedor em nuvem, a AWS. Canais de notícias e tecnologia reportaram massivamente os problemas técnicos que afetar a operação do maior player de delivery da América Latina:
Vários usuários ficaram impossibilitados de solicitar pedidos pelo aplicativo, outros conseguiam acessar algumas seções do Ifood, mas eram restringidos pela plataforma de prosseguirem com a utilização, permanecendo em eternos loadings. A frustração dos usuários decorrente da falta de uma experiência mínima esperada rendeu ao Ifood talvez algumas centenas de milhares de reais, e muita dor de cabeça para a AWS.
Serviço AWS fora e não é de hoje
A criticidade da nuvem
Tecnologia e negócios são há muito tempo indissociáveis, mas agora a união disso é crítica! Grandes empresas com altíssimo impacto socioeconômico agora dependem, sem ressalvas, da tecnologia. E muitas vezes a camada mais crítica é a da infraestrutura, uma vez que ela sustentará os principais ativos da empresa. A nuvem, por sua vez, é um recurso de infraestrutura alternativo em detrimento dos modelos de datacenter mais tradicionais, com diversos benefícios e pontos de atenção.
Migre para a nuvem com estratégia sólida
- Sistemas de redundância;
- Imutabilidade de Dados;
- Sites DR (Disaster Recovery).