Idioma
Idioma

BLOG TECH FOR GROWTH /// GÊNESES IT CONSULTING

O que está acontecendo com a AWS?

servicos-aws-fora

Diversas empresas têm sofrido paralisações ou instabilidade operacional nos últimos dias, e não somente no Brasil, mas no mundo todo. Asana, Hubspot, Slack, Active Campaign e outras empresas referências em tecnologia de negócios têm reportado problemas sistêmicos, aparentemente todos hospedados no serviço AWS (Amazon Web Services). Aqui no Brasil, o Ifood recentemente teve problemas que impactaram toda a operacionalidade do aplicativo.

Redação Gêneses IT Consulting©

O queridinho Ifood tem passado apuros nos últimos dias. Na semana passada o aplicativo reportou em seus canais oficiais que a sua instabilidade se devia à algum problema na hospedagem de seu provedor em nuvem, a AWS. Canais de notícias e tecnologia reportaram massivamente os problemas técnicos que afetar a operação do maior player de delivery da América Latina:

aws-fora-ifood
Reprodução: website Ifood (https://news.ifood.com.br/comunicado-instabilidade-em-parte-dos-servicos-no-app/)

Vários usuários ficaram impossibilitados de solicitar pedidos pelo aplicativo, outros conseguiam acessar algumas seções do Ifood, mas eram restringidos pela plataforma de prosseguirem com a utilização, permanecendo em eternos loadings. A frustração dos usuários decorrente da falta de uma experiência mínima esperada rendeu ao Ifood talvez algumas centenas de milhares de reais, e muita dor de cabeça para a AWS.

Serviço AWS fora e não é de hoje

Em 2020 um caso semelhante aconteceu com a AWS. Na época, a falha impactou principalmente a API Kinesis Data Stream, incorrendo na paralisação e instabilidade em diversos outros serviços dependentes dela. No caso mais recente, os problemas ocorreram principais nos serviços de ACM, Amplify Console, API Gateway, AppMesh, AppStream2, AppSync, Athena, AutoScaling, Batch, CloudFormation, CloudTrail, CloudWatch, Cognito, Connect, DynamoDB, EventBridge, IoT Services, Lambda, LEX, Managed Blockchain, Marketplace, Personalize, Resource Groups, SageMaker, Support Console, Well Architected e Workspaces.[1]
 
No caso ainda mais recente (22), um comunicado foi emitido pela AWS [2] relatando uma queda de energia em um datacenter localizado em Virgínia do Norte, nos Estados Unidos.
 

A criticidade da nuvem

Tecnologia e negócios são há muito tempo indissociáveis, mas agora a união disso é crítica! Grandes empresas com altíssimo impacto socioeconômico agora dependem, sem ressalvas, da tecnologia. E muitas vezes a camada mais crítica é a da infraestrutura, uma vez que ela sustentará os principais ativos da empresa. A nuvem, por sua vez, é um recurso de infraestrutura alternativo em detrimento dos modelos de datacenter mais tradicionais, com diversos benefícios e pontos de atenção.

Migre para a nuvem com estratégia sólida

O ganho de escala, a flexibilidade no uso de recursos, o pagamento conforme o uso e outros tantos benefícios da nuvem pública são inquestionavelmente benéficos, no entanto, sem uma estratégia de contingência sólida, a possibilidade de você vivenciar um cenário parecido com esta queda do serviço AWS é alta!
 
Como o próprio Ifood mencionou em seu comunicado oficial, só foi possível normalizar rapidamente sua operação tecnológica por conta de um plano de contingência previamente estabelecido. Caso contrário, a companhia talvez perderia milhões de reais pela falta de transações, e talvez mais algumas centenas de milhares de reais por conta de relações públicas.
 
Existem bons motivos para migrarmos para a nuvem, no entanto, para evitarmos problemas como estes da queda do serviço AWS é necessário que a sua operação tecnológica seja precavida com:
 
  1. Sistemas de redundância;
  2. Imutabilidade de Dados;
  3. Sites DR (Disaster Recovery).
A sua empresa está segura e preparada para situações como essa do serviço AWS? Continuidade de Negócios é negócio da TI, e pensando nisso é imprescindível que você tenha uma estratégia sólida para manter a operação da sua empresa rodando.
 
Fale conosco e saiba como ter isso em seu ambiente.
Insira seus dados abaixo e o nosso time entrará em contato contigo

Compartilhe esse matéria em suas redes

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no telegram
Telegram

Veja Mais​

Power Virtual Agents

Crie uma cultura baseada em dados com inteligência de negócios para todos! Permita que todos em todos os níveis da sua organização tomem decisões seguras usando análises atualizadas e alcance resultados poderosos com base em seus dados.

Power Apps

Crie aplicativos de nível profissional de maneira fácil! Aumente a agilidade em sua organização criando rapidamente aplicativos de baixo código que modernizam processos e resolvem desafios difíceis. Inove rapidamente para resultados rápidos.

Power Automate

Cuide do que é importante e automatize o resto! Simplifique tarefas repetitivas e processos sem papel com o Power Automate, para que você possa concentrar sua atenção onde é mais necessário. Transforme desatualizado em automatizado.

Power BI

Crie uma cultura baseada em dados com inteligência de negócios para todos! Permita que todos em todos os níveis da sua organização tomem decisões seguras usando análises atualizadas e alcance resultados poderosos com base em seus dados.

Announce

New
arrival

2019 collection

Let’s face it, no look is really complete without the right finishes. Not to the best of standards, anyway (just tellin’ it like it is, babe). Upgrading your shoe game. Platforms, stilettos, wedges, mules, boots—stretch those legs next time you head out, then rock sliders, sneakers, and flats when it’s time to chill.