Empresas estão e sempre estarão em uma constante busca por excelência em seus serviços e produtos. Para serem capazes de alcançarem suas metas e atenderem todas as demandas existentes, os objetivos da empresa devem estar atrelados à inevitável transformação digital. E para alcançar tal transformação, um passo é muito importante: evitar tecnologias legadas, em especial um data center legado.
A transformação digital é necessária para qualquer empresa, de qualquer segmento, pois sem ela empresas não serão capazes de sobreviver à economia do futuro, tampouco conseguirão responder às crescentes demandas que surgem a cada dia. Mas trazer a transformação digital de forma ágil e rápida exige uma competência central: adotar a modernização de data centers.
Por que é tão importante modernizar o data center?
Data centers legados geram mais custos
Como mencionado anteriormente, empresas enfrentam demandas crescentes, que aumentam com o dia-a-dia, e por isso precisam de tecnologias que sejam capazes de atender às necessidades dos usuários. Ao fazer uso de um data center legado, empresas acabam gerando prejuízo, pois além de não ajudar a atender as demandas, o data center consome recursos financeiros demasiados.
Um dos maiores benefícios de novas tecnologias, é o fato de que ao passo que novas tecnologias oferecem um maior desempenho e mais performance, seu custo cai. Hoje em dia empresas de pequeno e médio porte, podem ter acesso à mesma infraestrutura que grandes corporações tem.
Empresas de todos os tamanhos vem escolhendo nuvens como a Microsoft Azure [1] para hospedarem seus data centers. Nuvens como a Azure oferecem a possibilidade de escalar cargas de trabalho de forma elástica e flexível, que outras estruturas on-premise não oferecem.
Isto é possível pois soluções em cloud como migração de data centers, oferecem uma opção mais barata que exige menos de recursos financeiros. Isso se da por que provedores de nuvem e suas soluções não exigem nenhum tipo de Capital Expenditure (CapEx) [2], ao contrário, os custos relacionados a computação em nuvem são operacionais (OpEx) [3].
Perda de performance
Data centers legados não nos entregam a mesma performance que um dia já entregaram. Novas soluções nos entregam muito mais poder, agilidade e flexibilidade além de dar a possibilidade de integrações com outras tecnologias. Um grande exemplo de como novas tecnologias são capazes de nos entregar muito mais são as tecnologias hiperconvergentes.
A hiperconvergência traz união ideal entre armazenamento, computação e rede em um único sistema. A redução da complexidade dos datacenters sem qualquer perda de performance e ainda proporciona alta escalabilidade. Soluções hiperconvergentes como as da Fujitsu [4] oferecem o mais alto nível de performance e são um bom modo de exemplificar o abismo existente entre essas novas soluções e soluções antigas e ultrapassadas.
Desvantagem competitiva
Nenhuma empresa deseja ser deixada para trás por seus competidores. Todas desejam excelência operacional e alcançar o topo do mercado. E para não ter certa desvantagem é muito importante estar em dia com as novas tecnologias.
Data centers legados não oferecem a mesma performance ou recursos que novas tecnologias oferecem, e por isso, se seu competidor tem acesso a uma tecnologia mais avançada, com certeza você estará em desvantagem.
Não fique para trás em seu mercado e não tenha gastos desnecessários com tecnologias ultrapassadas. Preencha o formulário abaixo com seus dados e fale com um especialista para saber mais sobre novas tecnologias de data centers.
[1] https://geneses.com.br/azure/
[2] https://www.sunoresearch.com.br/artigos/capex/
[3] https://www.diferenca.com/capex-e-opex/
[4] https://geneses.com.br/fujitsu-2/