fbpx

Fale Conosco Agora

(11) 2136-7800

Sua TI em Cloud para reduzir custos.

4 motivos para migrar para a nuvem Microsoft Azure

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

Redução de Custos, Flexibilidade, Capacidade e Segurança

Migrar para a nuvem ainda é algo complicado para muitas empresas. Apesar de o mercado brasileiro ter tido crescimento significativo no último ano na adoção dessa modalidade de datacenter1, e a previsão para o mercado global (ainda neste ano) é de um aumento de 19% em cloud (mesmo com o novo coronavírus2), muitas empresas tendem a pensar que a migração para a nuvem, em um momento como esse, é impensável, ou, no mínimo um tanto inviável.

Mas por que o mercado reagirá de outra forma até o final do ano, como aponta o Gartner?  

Os pontos abaixo resumem o que, geralmente, o modelo de datacenter em nuvem traz de benefícios. Porém, essas especificidades possuem vantagens específicas na nuvem Microsoft Azure – a qual foi recentemente apontada como a mais preferida pelos CIO’s – devendo ser grandes responsáveis por um aumento significativo na adoção da nuvem como modelo de datacenter.

1- Redução de Custos

Com o Microsoft Azure você pode economizar com suas licenças existentes com o “Benefício do Azure”, o qual consiste em:

“[…] um benefício de preços para os clientes que tenham licenças com o Software Assurance, o que ajuda a maximizar o valor dos investimentos em licenças do Windows Server e/ou do SQL Server locais existentes ao migrar para o Azure. Os clientes qualificados podem economizar até 40%* em Máquinas Virtuais do Azure (infraestrutura como serviço ou IaaS) e até 55% no Banco de Dados SQL do Azure (plataforma como serviço ou PaaS) e SQL Server em Máquinas Virtuais do Azure (IaaS) com o Benefício Híbrido do Azure, que aumenta para até 80% quando combinado com as Instâncias Reservadas do Azure.”

A economia também ocorre ao migrar as cargas de trabalho do Windows Server e do SQL Server 2008 e 2008 R2 para as máquinas virtuais do Microsoft Azure – as quais já tiverem seu suporte de segurança encerrado. Ao migrá-las, você receberá gratuitamente as atualizações de segurança estendidas.

Outrossim é a economia com base no dimensionamento com reservas de recursos. Você permanece com o preço baseado no uso, e ainda mantem provisionado os itens que possivelmente precisará usufruir no Microsoft Azure. Você paga antecipadamente ou mensalmente sem custos adicionais.

2- Flexibilidade

Diferentemente do datacenter onpremise tradicional, um ambiente em nuvem como o Microsoft Azure proporciona flexibilidade estratégica, sendo resultado dos demais aspectos e/ou possibilitando outros.

Você cria à sua maneira, “com um compromisso com o software livre e suporte para todas as linguagens e estruturas, crie como quiser e implante onde quiser”4.

Com o Microsoft Azure SQL Server, por exemplo, você obtém uma computação completamente sem servidor, em hiperscale, que se adapta rapidamente de acordo com as suas mudanças de requerimento.

3- Capacidade

Além de eliminar a complexidade de configurar, gerenciar alta disponibilidade, alavancar, realizar backups e outras tarefas de bancos de dados tradicionais, com o Banco de Dados SQL do Microsoft Azure há ainda:

  • Suporte para até 100TB do tamanho do banco de dados.
  • Backups praticamente instantâneos (baseados em snapshots armazenados no Azure Blob storage), independentemente do tamanho, com zero IO impacto nos recursos de computação.
  • Rápidas recuperações de banco de dados (baseado em snapshots de arquivos) – em minutos ao invés de horas ou dias. 
  • Maior performance (em geral) devido a taxa de transferência em log e por conta do tempo de comprometimento de transação, independentemente do volume de dados. 
  • Rápida escalagem, podendo provisionar um ou mais nós read-only para descarregar o workloadde leitura e para utilizar como hot-standbys.
  • Rápida escalagem – há a possibilidade, em um tempo contínuo, de escalar os recursos de computação para acomodar cargas de trabalho pesadas quando necessário, e então reduzir a escalagem quando já não houver mais necessidade de um alto volume de workload.5

4- Segurança

Independentemente das próximas decisões quanto a prorrogação (ou não) da LGPD, a segurança da informação (atingindo todos os outros níveis de segurança, como a cibersegurança) é um tema crucial em nossos cenários. Desse modo, a Microsoft Azure investiu mais de $1 bilhão de dólares na segurança de sua nuvem.

Com o Microsoft Azure Active Directory você cria políticas de acesso, permitindo que sua equipe de TI gerencie contas de um local, independentemente de onde uma conta é criada. Juntamente ao SSO baseado no Azure AD, alinhado ao acesso condicional, a acessibilidade se torna necessariamente segura e bem gerenciada.

O monitoramento de identidade Active Directory junto ao “RBAC (controle de acesso baseado em função) [ajudam] você a gerenciar quem tem acesso aos recursos do Azure, o que eles podem fazer com esses recursos e em quais áreas eles têm acesso.”

A opção de adotar a nuvem como modalidade de datacenter se torna mais atrativa ao visualizarmos essas 4 principais características, motivos pelos quais o número há de crescer significativamente mesmo com o novo coronavírus. O Microsoft Azure se torna uma opção muito mais válida, ainda mais um período como este, devido essas características que levam à redução de custos sem prejudicar a flexibilidade necessária em um ambiente, a capacidade cada vez mais exigida e a segurança mandatória para nossas empresas.

(1) https://computerworld.com.br/2020/03/06/mercado-de-nuvem-cresceu-30-no-brasil-durante-2019/

(2) https://computerworld.com.br/2020/05/18/gastos-globais-com-tecnologia-diminuirao-8-em-2020-projeta-gartner/

(3) https://azure.microsoft.com/pt-br/pricing/hybrid-benefit/

* A economia real poderá variar com base na região, no tipo de instância ou no uso.

(4) https://azure.microsoft.com/pt-br/overview/build-on-your-terms/

(5) https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/azure-sql/database/service-tier-hyperscale

(6) https://docs.microsoft.com/pt-br/azure/security/fundamentals/identity-management-best-practices

GENESES IT

Insira seus dados e em breve entraremos em contato com você.

Email: contato.geneses@geneses.com.br

Tel: 11 2136 7800

Veja Mais​