Após ataque cibernético ao maior oleoduto dos Estados Unidos, governo declara estado de emergência em diversas regiões do país. Este ataque de ransomware à Colonial Pipeline gerou preocupações e alertas sobre a vulnerabilidade da infraestrutura do país.
A Colonial Pipeline que transporta mais de 100 milhões de galões de gasolina e outros combustíveis diariamente de Houston até o porto de Nova York afirmou em seu web site que soube do ataque cibernético na sexta-feira, e como resposta imediata paralisou as operações.
O grupo de hackers responsável pelo ataque desconectou completamente a rede e roubou mais de 100 GB de dados da Colonial Pipeline. Analistas de mercado dizem que os preços dos combustíveis devem subir entre 2% e 3% ainda nesta segunda-feira como consequência do ataque. Mas este impacto pode ser ainda pior se a empresa não retomar atividades.
De acordo com o Wall Street Journal, o ataque de ransomware que aconteceu nesta última semana mostrou como cibercriminosos uma grande ameaça à “envelhecida e vulnerável infraestrutura” que mantem a os sistemas de energia dos EUA.
No Brasil, empresas de todos os setores ficaram com um sinal de alerta aceso depois desta notícia, especialmente empresas do setor de energia. Neste ano a Copel e a Eletronuclear sofreram ataques cibernéticos de ransomware. Estes ataques foram direcionados ao setor administrativo das empresas e não operacional, então não houveram paralisias no fornecimento de energia.
Ataques como estes estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Empresas precisam se fortalecer e garantir que seus dados e operações estejam protegidas contra ameaças cibernéticas de todos os tipos.
Assessments de segurança que detectam brechas e vulnerabilidades em ambientes corporativos são fundamentais para construir uma estratégia de defesa que realmente funcione. E usar soluções adequadas para a proteção de seu ambiente não fica atras. Dê uma olhada na solução Kaspersky Industrial Cibersecurity, uma solução para proteção industrial da empresa líder do setor.
fonte: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57055618