Análise dos dados ? Tomada de decisão ? Produtividade ?
Há uma quantidade crescente de dados disponíveis sobre demografia, hábitos de consumo, preferências e atividade que, quando analisados ??em um nível macro e individual, leva a insights significativos.
Tudo o que fazemos hoje gera dados: cada escolha, cada preferência, cada ação. A quantidade de informações que está disponível atualmente seria inimaginável a poucos anos atrás. Para você ter uma ideia:
- No ano de 2020, cerca de 30 bilhões de aparelhos estarão conectados, podendo chegar a 100 bilhões no ano de 2050, sendo que existem 7,5 bilhões de pessoas no mundo.
- Também no ano de 2020, 1,7 MB de novas informações a cada segundo serão geradas para cada ser humano do planeta.
Esses dados estão à deriva, apenas esperando para serem analisados. “Não é difícil imaginar um mundo onde as aplicações de dados e Analytics sejam utilizadas de forma generalizada em todos os processos empresariais e em todas as decisões que tomamos”, diz Donald Feinberg, especialista do Gartner. “No entanto, para tornar isso uma realidade, precisamos ajudar nossos colegas em todos os lugares em nossas organizações a ficarem confortáveis trabalhando com dados em suas atividades”.
O maior problema hoje em dia é que a maioria dos tomadores de decisões sabem que estão fazendo pouco, mas eles mesmos não sabem como começar a utilizar as novas tecnologias para evoluir seu negócio.
Podemos pegar um ótimo exemplo o setor industrial: uma enorme quantidade de sensores já é utilizada nos equipamentos e máquinas. Esses dados gerados de forma consciente são chamados de estruturados. Os dados já estão lá! Só falta tirar proveito.
Existem também os não estruturados, que partem de anotações em sistemas sobre o comportamento dos colaboradores, manuais de operação, e-mails técnicos, até mesmo conversas no telefone sobre aplicações.
O Gartner apontou 3 pontos que foram utilizados por eles mesmos, para atingir a abundância de dados e analytics:
- Repensar a liderança. Uma liderança específica para a análise de dados é o futuro da gestão de informação. A criação de um escritório de dados pode, e deve, ser o caminho correto para o levantamento de possíveis oportunidades.
- Modernizar a tecnologia. A abordagem tradicional para a coleta dos dados é arcaica. Uma tecnologia que permita coletar dados de forma dinâmica e rápida é mais do que necessária. A modernização da tecnologia é constante e devemos estar atentos às novas possibilidades que vão surgindo.
- Maximizar a contribuição comercial. A governança de dados deve ser transformada em um facilitador de negócios. As informações cruciais que forem geradas não devem ser focadas em apenas uma área. Toda e qualquer informação que possa ajudar na tomada de decisão de todas as áreas deve ser distribuída pela empresa.
Lembre-se: o mercado evolui. Evolua você também.
Pensando nisso, você já possui uma ferramenta de BI? Ainda não? Fale conosco e vamos lhe orientar como tirar proveito de todos os seus dados. Mande um e-mail para contato@geneses.com.br.