Saiba como se prevenir em caso de ataque de ransomware

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

Plano de Continuidade de Negócios (PCN) é um conjunto de de rotinas e estratégias (combinados e elaborados internamente) para que, quando houver algum desastre e os processos empresariais congelarem, não haja nenhum, ou o mínimo, impacto na produção ou em qualquer outra área. Cada PCN é exclusivo de cada empresa, pois cada empresa tem seus próprios processos e informações a serem priorizadas e salvas.

Por que é necessário um PCN?

A inatividade é algo próximo ao desastre quando falamos na realidade de empresas. Quando o sistema fica inativo, há impactos muito negativos em vários aspectos. Podemos listar os 4 mais importantes:

  • Parada de produção
  • Exposição da imagem empresarial na mídia de forma negativa
  • Prejuízos óbvios tanto no financeiro quanto no fiscal
  • Credibilidade cai perante os clientes e também investidores

Não é algo que queremos que aconteça, certo? Um bom PCN pode tornar uma empresa totalmente preparada para qualquer imprevisto que aconteça.

Como montar meu PCN?

Quando decidimos como proceder perante um desastre (seja ele uma catástrofe como furacões, enchentes ou até mesmo a atualizações de softwares que não deram certo ou erros de hardware em algum sistema principal) é necessário saber quais funcionalidades são as mais importantes e vitais. Mas como saber? Fácil, converse com executivos e saiba quais são os sistemas críticos que não podem ficar fora do ar. Entendendo quais as necessidades da empresa, será possível definir as estratégias necessárias para o PCN.

Quando estiver criando seu PCN, faça as seguintes perguntas:

  • Em seu plano, grande parte dos passos exige intervenção manual? (É imperativo que haja o mínimo de intervenção manual possível, pois com um sistema automatizado, os processos serão muito mais eficazes e rápidos).
  • Quanto tempo demora a restauração do acesso a sistemas importantes? (Quanto menos, melhor! Restaurar sistemas vitais rapidamente é o principal ponto do PCN).

O Arcserve UDP é a melhor solução de recuperação e continuidade de negócios atualmente, pois combina sistemas capazes de ajudar no seu PCN: alta disponibilidade, backups constantes e desduplicação de dados, facilitando, e muito, a elaboração de suas estratégias e contingências.

A replicação sem interrupções e a alta disponibilidade fazem do UDP um modelo quando estamos criando nosso PCN, pois a alta disponibilidade garante que um servidor de contingência assuma as operações automaticamente em caso de algum problema ou indisponibilidade em seu ambiente de produção. Além disso, depois que o problema for resolvido, são realizadas as atualizações necessárias para retornar suas aplicações e dados para o ambiente original. Saiba mais aqui

Referências:

Gestão de Continuidade de Negócios

Business continuity and disaster recovery

Comentar via Facebook

Comentário(s)