Os impactos da impressora 3D na educação

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

Impressoras 3D são o sonho de consumo de diversas pessoas a muito tempo. Porém, o que realmente são? Como funcionam? Quais os limites para os objetos que serão desenvolvidos? Os limites ainda são desconhecidos. Saúde, educação, varejo, logística, telecomunicação, usinas, etc. Todas as áreas de atuação estão a mercê dessa tecnologia, que já nos atinge a tempos, mas só agora está se tornando uma realidade.

A impressão 3D na educação

As salas de aula atualmente são consideradas “ultrapassadas“. O método de ensino de hoje é exatamente igual ao de 100 anos atrás. O sistema de ensino, no mundo todo, necessita modernizar-se. A chegada das impressoras 3D provavelmente será o estopim para essa mudança. As salas de aula terão de se adaptar com os recursos que serão introduzidos em seus meios.

Desde escolas de ensino fundamental, até faculdades e universidades serão afetadas. Nas escolas, matérias como biologia, química e geografia se tornarão muito mais atrativas e práticas para os alunos, que conseguirão aprender na prática sobre todos os assuntos: células com a riqueza de detalhes no mais alto nível ao alcance da mão, em larga escala. Mapas e demografia dos solos, entre outras muitas variações.

Nas universidades, a mais afetada, sem dúvida, serão as voltadas para desenho. Imagine um estudante de arquitetura que poderá desenvolver a maquete de seus desenhos em três dimensões? O profissionalismo que encontraremos em sala de aula será o mesmo que encontramos no mercado de trabalho. Ou também nas faculdades de engenharia, onde o aluno poderá desenhar e produzir as peças na prática.

Na medicina também poderemos observar as melhorias: Modelos de órgãos, com os mínimos detalhes, na palma da mão. Estudar o corpo humano, os órgãos, com facilidade e mudanças que os professores e alunos poderão escolher (por exemplo problemas que podem ser encontrados no coração, baço, etc.) para resolver os problemas.

 

Todas as áreas de aprendizagem estarão muito mais capacitadas com as impressoras 3D. As possibilidades são infinitas.

Comentar via Facebook

Comentário(s)