Linguagens de programação que valem a penas serem aprendidas

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

Linguagens populares de programação oferecem códigos abertos, bibliotecas e frameworks que facilitam o trabalho do programador. Mas, às vezes, tais linguagens não são capazes de solucionar determinados problemas.

Além de C#, Java e JavaScript, há um universo de linguagens alternativas que valem a pena serem aprendidas e que ajudam a resolver problemas que as mais comuns não podem.

 

Erlang

Seu código é forçado a operar no próprio ambiente, por isso, não corrompe o sistema. O trabalho acontece internamente, com funções que se comunicam entre si. Rápida execução de tarefas e possibilidade de ocorrerem simultaneamente.

 

Go

Simples, ganhou espaço por permitir aos profissionais facilidades na hora de programar. Une concisão e estrutura parecida com C e a facilidade das linguagens script.

 

Groovy

Permite que os programadores escrevam programas simples, capazes de aproveitar os códigos Java existentes. É uma linguagem script dinâmica.

 

OCalm

Suporte de objeto, gerenciamento automático de memória, portabilidade de dispositivo, listas e tabelas de tipos heterogêneos, poliformismo, correspondência de padrão e encapsulamento: facilidades para seus usuários.

 

CoffeeScript

É um pré-processador que converte a linguagem em JavaScript. Criado para facilitar a programação, permitindo que não se use ponto e vírgula, por exemplo, faz os ajustes necessários.

 

Scala

Ferramenta que roda no JVM, tem design mais funcional e oferece códigos que se adequam às características Java.

 

Dart

Linguagem para navegadores de web. Para aplicativos dinâmicos, a Dart é uma linguagem mais limpa.

 

Haskell

Linguagem para encapsular ideias sobre os males dos efeitos colaterais, possui manipulação cuidadosa de canais I/O.

 

Julia

Sintaxe simples para os programadores Python – que pode ser lenta – tornando a programação mais rápida.

 

Fonte: http://computerworld.com.br/especial-nove-linguagens-de-programacao-que-vale-pena-aprender-agora

Comentar via Facebook

Comentário(s)