BYOD e nuvem transformando PMEs

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

Em qualquer fonte que você busque sobre tecnologia, diversas informações sobre como o futuro da TI está na nuvem são encontradas. Isso não é apenas uma estratégia de marketing; é uma realidade, justamente pelas suas vantagens: custo, agilidade, gerenciamento e segurança.

O ponto principal que quero abordar aqui não é como a nuvem está presente no dia a dia das empresas. Apenas quero ressaltar que ela será o caminho tomado por todos em alguns anos (Saiba mais aqui).

Por que? O que toda pessoa busca? Independentemente de onde ela está, e como ela está? Facilidade. É natural acostumarmos com o que é fácil e prático.

Com os colaboradores, não é diferente.

A nuvem traz a mobilidade que todos precisam. Diversos escritórios e corporações não estão mais tratando os seus colaboradores como se estivessem sentados em suas mesas, mas sim, como se estivessem em constante movimento, tomando decisões, produzindo mais, com mais facilidade e conforto.

O BYOD (Bring Your Own Device, ou do português: Traga Seu Próprio Dispositivo) possibilita o usuário acessar tudo o que for necessário da sua empresa a partir do seu próprio dispositivo.

A facilidade e conforto que o usuário sente quando pode utilizar seu próprio celular aumenta sua produtividade consideravelmente, pois ele já está acostumado com aquele dispositivo, sabe como funciona, e não tem problemas de compatibilidade com o aparelho.

PMEs (Pequenas e Médias Empresas) que utilizam a nuvem e adotam o BYOD conseguem transformar o seu negócio. Não estou dizendo que a empresa será uma multinacional em menos de um ano, mas com certeza atenderá todas as necessidades com muito mais facilidade, refletindo nos resultados no final do mês.

Além da facilidade e velocidade, a nuvem + BYOD proporciona segurança. Aplicações em cloud que antes eram utilizadas sem conhecimento da TI (Sendo consideradas a Shadow IT), agora podem ser utilizadas sem nenhum problema, pois o tráfego de dados será monitorado.

Cada empresa tem a sua forma de adotar o BYOD – seja ela comprando dispositivos novos e colocando no nome do colaborador, ou mesmo instalar softwares de proteção para a utilização dos aparelhos próprios – mas existem pontos que devem ser abordados:

  • Regras de segurança – A políticas e regras da empresa devem ser criadas e exercidas com ainda mais rigor. Por exemplo: certos sites e aplicativos não podem ser acessados enquanto aplicações específicas estiverem rodando.
  • Educar colaboradores – Colaboradores devem ser instruídos das boas práticas a serem seguidas enquanto utilizam o celular de modo corporativo.

Em resumo, o BYOD aliado a nuvem facilita a vida do colaborador, aumentando sua produtividade e credibilidade na empresa.

Comentar via Facebook

Comentário(s)