Idioma

BLOG TECH FOR GROWTH /// GÊNESES IT CONSULTING

A TI muda, a forma de pensar também

Compartilhe esse matéria em suas redes

WhatsApp
LinkedIn
Email
Facebook
Telegram

Veja Mais​

A segurança da informação na era digital atual não define mais o que pode ser um risco ou algo de bom para a organização. Não existe mais apenas o preto e o branco. A área cinza que ronda quaisquer ações externas é muito maior e apresenta muito mais possibilidades que antigamente.

A verdade é que não temos certeza em qualquer extremo, seja preto ou branco, seja bom ou mau. Pode ser qualquer um dos dois. Pode ser os dois”, disse Claudio Neiva, vice-presidente de pesquisas do Gartner, durante keynote de abertura da conferência. “Ambiguidade é a nova realidade. Adotem o cinza. A realidade é que os líderes de negócios estão se movendo a toda velocidade para frente, com ou sem você”, afirmou.

Além de denominar a área cinza da tecnologia, no dia 03/08, o Gartner enfatizou que a abordagem denominada de Carta [Continuous Adaptive Risk and Trust Assesment ou Análise continua e adaptável de risco e confiança (ACARCA)] deve ser o futuro para a segurança de dados.

O CARTA

Podemos definir o CARTA da seguinte forma: “Deve-se trabalhar uma visão holística de cibersegurança. Uma política que seja não apenas abrangente, mas também flexível e adaptável. Que, resiliente, esteja em sintonia com velocidade dos negócios. Sempre preparada para a mudança”.

Quando falamos sobre o CARTA, o data analytics precisa ser parte padrão do arsenal, pois, com a grande quantidade de dados que são minerados através do big data, o aprendizado de máquina toma conta da análise dos riscos e define com muito mais precisão quais processos devem ser tratados como ameaças e quais devem ser tratados como oportunidades.

Todos os negócios devem adotá-lo nas três principais fases da administração de riscos e segurança da informação: executar (proteção contra ameaças e acessos durante a execução), construir (desenvolvimento e parceiros do ecossistema) e planejar (governança de segurança adaptativa e avaliação de novos fornecedores).

POR QUE?

“Nós precisamos nos concentrar em aplicar o CARTA não apenas a produtos já implementados, mas para novos serviços e recursos conforme eles são construídos”, diz Augusto Barros, Diretor de Pesquisas do Gartner.

O pensamento e tomada de decisões, não apenas dos profissionais de TI, mas também dos executivos que norteiam a organização, devem estar alinhados com a segurança da informação que o CARTA e todo o ecossistema de TI definem.

Mas, por que a preocupação excessiva com a segurança da informação? Simples, ou melhor, não tão simples assim: O relatório Gartner também aponta que o tempo médio para detectar uma falha nas Américas é de 99 dias e o custo é de US$ 4 milhões.

A tal “área cinza” que ronda os processos (tanto externos quanto internos) exige uma transformação no modo de pensar. O machine learning (AI) e o big data, aliados com o CARTA, conseguem definir ameaças que pessoa nenhuma consegue definir. E lembrem-se: eles apoiarão sua decisão final, mas quem está no comando, é você.

Power Virtual Agents

Crie uma cultura baseada em dados com inteligência de negócios para todos! Permita que todos em todos os níveis da sua organização tomem decisões seguras usando análises atualizadas e alcance resultados poderosos com base em seus dados.

Power Apps

Crie aplicativos de nível profissional de maneira fácil! Aumente a agilidade em sua organização criando rapidamente aplicativos de baixo código que modernizam processos e resolvem desafios difíceis. Inove rapidamente para resultados rápidos.

Power Automate

Cuide do que é importante e automatize o resto! Simplifique tarefas repetitivas e processos sem papel com o Power Automate, para que você possa concentrar sua atenção onde é mais necessário. Transforme desatualizado em automatizado.

Power BI

Crie uma cultura baseada em dados com inteligência de negócios para todos! Permita que todos em todos os níveis da sua organização tomem decisões seguras usando análises atualizadas e alcance resultados poderosos com base em seus dados.

Announce

New
arrival

2019 collection

Let’s face it, no look is really complete without the right finishes. Not to the best of standards, anyway (just tellin’ it like it is, babe). Upgrading your shoe game. Platforms, stilettos, wedges, mules, boots—stretch those legs next time you head out, then rock sliders, sneakers, and flats when it’s time to chill.