A IoT está a cada dia mais perto da realidade brasileira

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

A Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc) anunciou nessa terça-feira (13/03) talvez o passo mais importante já tomado para a popularização da IoT no Brasil. Unindo forças com a LoRa Alliance (instituição internacional que trabalha no desenvolvimento em um padrão global para a IoT), a Abinc definiu o padrão de frequência que será utilizado por todos os dispositivos na IoT.

A tecnologia de transmissão é o principal fator a se padronizar quando falamos sobre IoT. Manter uma constância na transmissão da informação é essencial para a captura e análise dos dados. Com isso, é possível reduzir custos, estimular a produção e inovação nacional e acelerar a proliferação do uso da tecnologia.

Com essa colaboração acontecendo, todas as empresas que estão aliadas a Abinc poderão promover as tratativas para o desenvolvimento de uma rede de comunicação padrão por todo o país e também para a América Latina.

Se os dispositivos utilizassem as tecnologias de rede conhecidas (GPRS/EDGE, 3G e 4G), apresentariam um custo de conexão e consumo de bateria altíssimos, limitando a viabilidade.

Pensando nisso, a LoRa Alliance promove um padrão aberto para as redes, denominado de LoRaWAN. Tal rede será utilizada pelas tecnologias com IoT, permitindo a conexão direta entre as “coisas” para distâncias superiores a 300 metros, com qualidade e velocidade.

Em resumo, podemos afirmar que a IoT está cada dia mais perto de se tornar uma realidade em nosso dia a dia, e é impossível tentar se esconder dela. A melhor maneira é adaptar-se e aproveitar todos os benefícios que ela nos proporciona.

Fonte
http://computerworld.com.br/abinc-se-une-entidade-internacional-para-padronizar-iot-no-brasil

Comentar via Facebook

Comentário(s)