A importância da política de acesso de usuários

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

Atualmente, é necessário controlar o tráfego de dados em nível corporativo com o objetivo de obter alinhamento e conformidade das informações. A necessidade de implementar uma política de autorização cresce cada dia mais, pois os aplicativos móveis e a nuvem estão na palma da mão dos funcionários, mas também estão expondo dados e informações que podem ser vitais.

Quais os principais tipos de política de acessos?

• Política de autorização em toda a empresa – Na maioria das vezes é iniciada pela equipe de Segurança da Informação e por uma requisição para organização de alto nível, importante para toda a organização.

• Política de autorização de departamento – Cada departamento dentro da organização possui permissões únicas e tratamento de dados de forma exclusiva. Por exemplo, o departamento de Marketing tem permissões de baixar relatórios e informações mais específicas enquanto o departamento comercial consegue visualizar dados sobre lucros e vendas.
• Política de autorização restrita à terceiros – Geralmente utilizadas juntamente com as políticas citadas acima, a restrita a terceiros impõe certas permissões exclusivas a colaboradores que necessitam acessar dados que outros do mesmo departamento não podem.

Problemas para o gerenciamento

• Muitos cadeados, muitas chaves – gerenciar contas, senhas e políticas de acesso de todos os colaboradores é muita informação para se processar simultaneamente.

• Dispersão de senhas desperdiça tempo para TI e usuários – Usuários utilizam senhas repetidas para utilizar aplicações, comprometendo a segurança da informação.

• Produtividade dos usuários leva a ineficiência da TI – Centenas de aplicativos rodam ao mesmo tempo na organização, fazendo o controle de acesso dos usuários virtualmente impossível.

Como solucionar?

Utilizar o Centrify Identity Service (CIS) unifica o gerenciamento de todos os aplicativos, tanto em nuvem quanto móveis, para um único serviço na nuvem. O CIS protege e gerencia o acesso de usuários aos aplicativos independente dos dispositivos que estão sendo utilizados.

Benefícios do CIS

Segurança – Elimina riscos com senhas fracas ou reutilizadas, controla aplicativos móveis e de nuvem, possibilita acesso remoto seguro sem utilizar o VPN.
Simplicidade – Automatiza o provisionamento de contas e direitos de licença para aplicativos corporativos, unifica o gerenciamento dos aplicativos em nuvem, reduz tickets de HelpDesk para redefinição de senha, aumentando a produtividade da TI.
Controle – Conformidade com relatórios dos dispositivos, reforçar política de usuários em uma fonte unificada, controle acesso usando qualquer plataforma.

Referências

https://www.centrify.com/pt/produtos/privilege-service/monitora%C3%A7%C3%A3o-de-sess%C3%B5es-privilegiadas/
https://www.centrify.com/pt/produtos/server-suite/gest%C3%A3o-de-privil%C3%A9gios/
https://www.centrify.com/media/1400039/dsh-centrify-identity-service-pt.pdf

Comentar via Facebook

Comentário(s)