3 perguntas sobre replicação de dados que você precisa saber

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

O que é?

Replicação de aplicações críticas é caracterizada quando os principais processos da empresa são constantemente transferidos e armazenados na nuvem, fazendo assim uma cópia, pronta para assumir os processos em caso de alguma falha no ambiente de produção.

Por que utilizar?

Com as aplicações sempre atualizadas na nuvem, a continuidade de negócios e alta disponibilidade entram em cena. Empresas que utilizam tanto soluções de replicação das aplicações críticas, aliadas a alta disponibilidade, estão um passo à frente quando acontece algum tipo de desastre.

O tempo para a restauração é o principal fator das empresas realizarem a replicação de aplicações críticas, pois quando o desastre ocorre, o tempo para o restabelecimento das operações é totalmente mais rápido.

Quando se utiliza a solução com a automatização instantânea, aliada a alta disponibilidade e a replicação das aplicações críticas, o tempo médio para a recuperação gira em torno de 0h5m, tempo totalmente menor do que outros tipos de recuperações, que podem demorar até mesmo dias.

Como fazer?

Primeiramente, deve-se saber quais são as aplicações consideradas críticas dentro da empresa. O primeiro passo é observar o fluxo de informações, quais servidores tem uma maior taxa de tráfego e quais não tem. O segundo passo é conversar com executivos e colaboradores que entendem os processos e sabem quais aplicações são de extrema importância.

Após feita a pesquisa e o entendimento das aplicações vitais, essas mesmas aplicações são consideradas aplicações críticas e devem estar no plano em caso de algum desastre ou indisponibilidade do data center.

A realização dos processos para a replicação em si é extremamente complexa, porém, existem hardwares e softwares que facilitam e garantem a segurança e a conformidade das informações. O Arcserve UDP Appliance oferece backups constantes, replicação das aplicações e continuidade de negócios da melhor maneira possível, saiba mais aqui.

Comentar via Facebook

Comentário(s)