Você sabe o que significa o Conceito SASE?

Você sabe o que significa o Conceito SASE?
Cibersegurança
28 de setembro de 2023

Você sabe o que significa o Conceito SASE?

Segundo o Gartner, até 2024, pelo menos 40% das empresas terão estratégias pré-definidas para adoção de SASE.

O conceito SASE (Secure Access Service Edge) surgiu como uma solução de segurança e conexão de rede em um mundo cada vez mais digital. 

A abordagem SASE combina tecnologias de rede e segurança em uma arquitetura que permite a conectividade segura e o acesso a aplicativos independentemente da localização dos usuários e dispositivos. 

O SASE é uma plataforma de segurança que une a conveniência dos serviços em nuvem com a proteção da rede. Ele utiliza redes definidas por software (SD-WAN), firewalls de última geração (NGFW), ferramentas de prevenção de perda de dados (DLP), autenticação multifator (MFA) e outros recursos de segurança para garantir que todas as conexões de rede sejam bem protegidas contra ameaças cibernéticas.

O grande diferencial do SASE é sua abordagem de segurança, que combina a necessidade de proteger os dados da empresa com a necessidade de facilitar o acesso aos aplicativos e serviços digitais. Ao consolidar todos os recursos de rede e segurança em uma única plataforma, o SASE se apresenta como uma solução simplificada e eficiente para garantir a proteção dos dados e a rede de conexão. 

SASE inclui muito mais que segurança, ela é conectividade, segurança e identidade. 

Como o SASE funciona? 

O funcionamento do SASE é dividido em duas partes: a rede e a segurança. Na parte da rede, o SASE utiliza uma arquitetura baseada em nuvem para fornecer acesso rápido e seguro aos aplicativos e dados, independentemente do dispositivo ou localização do usuário. Na parte de segurança, o SASE protege contra ameaças cibernéticas, mediante a aplicação de políticas de segurança unificadas e em tempo real. 

A diferença entre o SASE e a segurança de rede tradicional é que, em vez de rotear todo o tráfego de volta a um data center para aplicar políticas de segurança, o SASE oferece recursos de segurança e outros serviços mais próximos de onde usuários e terminais se conectam, na borda da rede. 

Benefícios do SASE 

Confira algumas das principais razões pelas quais as organizações querem mudar para uma estrutura SASE:

– Custos e complexidade reduzidos;
– Maior agilidade e escalabilidade; 
– Ideal para sustentar trabalhos híbridos;
– Aumenta a experiência do usuário;
– Segurança aprimorada.

Iniciando na jornada SASE 

Toda organização que quiser fornecer proteção abrangente dos dados  contra ameaças, acelerar sua transformação digital e facilitar uma força de trabalho remota ou híbrida deverá considerar urgentemente a adoção de uma estrutura de SASE.  

Para conquistar esses resultados, não é necessário abraçar o conceito de uma só vez. Procure avaliar seu ambiente atual e identificar as lacunas urgentes que você precisa resolver de acordo com o objetivo do seu negócio e claro, garanta que uma empresa especializada esteja ao seu lado nessa jornada. 

A Gêneses IT, possui um time de especialistas para identificar soluções que permitam aproveitar seus investimentos atuais em tecnologia integrando-se a ferramentas atuais que já aderem aos princípios para a implementação. 

Estar ao lado da Gêneses IT nessa jornada de transformação digital da sua empresa, é a garantia de segurança e economia. 

Fale conosco agora mesmo!