A TI pode ser sua maior aliada para levar sua empresa ao sucesso desejado. Administração, operacionalidade e inovação de processos são apenas alguns dos pontos que, com uma estratégia bem alinhada, podem ser impulsionados pelo uso da TI nas empresas.
Infelizmente muitas empresas ainda limitam a participação da TI a resolver problemas diários, cometendo o erro de acionar o departamento apenas quando situações pontuais aparecem.
Com o avanço de tecnologias, a globalização do comércio e o crescimento do mercado de informação e dados, o investimento em TI se tornou ainda mais impactante no sucesso de empresas de todos os tamanhos.
Segurança e bolso em primeiro lugar
Um estudo feito pela IBM Security e pelo Ponemon Institute em 2019, mostrou que o custo de ataques cibernéticos custa em média, US$ 1,35 milhão por empresa no Brasil [1]. Estes dados se tornam mais alarmantes quando levamos em consideração que com a chegada da Covid-19, foi registrado um aumento de 300% em cibercrimes no Brasil [2].
Com a ausência de preparo, estratégia e muitas vezes as tecnologias necessárias para evitar desastres vinculados a ciberataques, empresas de todos os tamanhos se tornam mais vulneráveis, especialmente em situações como a que vivenciamos. Com a migração para o trabalho remoto abrimos uma brecha gigantesca para cibercirminosos.
Uma boa estratégia de cibersegurança estabelecida pela empresa e, arquitetada, construída, sustentada e administrada pela TI é o necessário para impedir que muitas destas situações desagradáveis aconteçam e evitar grandes perdas financeiras.
Capacidade de adaptação
Para se destacar no mercado atual, empresas precisam de flexibilidade e versatilidade, pois com estes fatores se torna mais fácil a adaptação a condições e restrições que surgem todos os dias. Um exemplo pontual, e já mencionado anteriormente, é a migração para o trabalho remoto, onde empresas não enxergaram outra saída a não ser enviar seus colaboradores para casa.
Em uma situação como esta, o uso de tecnologias como ferramentas de colaboração e de proteção de endpoints em nuvem, se tornaram essenciais para a continuidade e sucesso de negócios, mesmo em uma pandemia.
Inovação, excelência operacional e vantagem competitiva
Outro papel importante da TI é levar a empresas a capacidade de inovar. Com o uso de tecnologias corporativas, a TI trouxe muitas mudanças para a natureza do trabalho, diminuindo o tempo de execução de tarefas, aumentando qualidade de serviços e o ritmo de trabalho.
O impacto de novas tecnologias em empresas é evidente. O conjunto de inovações trazido pelo mundo da TI impulsiona o crescimento e gera uma grande vantagem em relação a competidores que ainda não atrelaram a TI com suas principais estratégias de negócios.
Para pequenas e médias empresas (PMEs), que contam com equipes menores e ausência de processos que muitas vezes se tornam um contratempo para inovação, o uso de novas tecnologias torna-se uma vantagem competitiva sem igual, pois na inovação existe a oportunidade de oportunidade de ofertar serviços e produtos que se destacam da concorrência.
O caminho para um mundo onde a TI esteja ligada a capacidade de crescimento de empresas, também implica na capacidade de colaboradores usarem as ferramentas implementadas. Por este motivo é muito importante investir na capacitação de suas equipes com a utilização de plataformas de Learning Management Software (LMS), por exemplo. Pensando na real necessidade de um processo de capacitação para empresas, A Gêneses IT criou uma solução para educação corporativa 100% em nuvem e baseada nos aplicativos Microsoft Office 365, o InAcademy [3].