Supercomputador Japonês com Tecnologia Fujitsu é Classificado como o Mais Rápido do Mundo – Geneses IT

Fale Conosco Agora

(11) 2136-7800

Supercomputador Japonês com Tecnologia Fujitsu é Classificado como o Mais Rápido do Mundo

fugaku-fujitsu-supercomputador

Na corrida pelo computador mais poderoso do mundo, um supercomputador japonês recentemente bateu máquinas americanas e chinesas. 

China e Estados Unidos estão em uma disputa para desenvolver o computador mais poderoso do mundo. Agora, no entanto, uma poderosa máquina japonesa acaba de ultrapassá-los. 

Um tão aguardado supercomputador chamado Fugaku, radicado na cidade de Kobe pelo instituto Riken, patrocinado pelo governo, tomou o primeiro lugar na disputa em uma velocidade incrível no segundo semestre iniciado na nesta segunda-feira (22). A máquina japonesa carregou 2.8x mais cálculos por segundo do que o sistema IBM em Oak Ridge National Laboratory no Tenesse. O supercomputador foi colocado em segundo lugar na tão aclamada lista “Top500”. 

Outro sistema IBM, no Lawrence Livermore National Laboratory na California, caiu da segunda para a terceira posição no ranking, enquanto os sistemas na China subiram da quarta e quinta posição para terceira e quarta posição respectivamente. 

Supercomputadores se tornaram um símbolo tanto para a competitividade técnica, quanto para a competitividade econômica. Os sistemas “tamanho de sala” são usados para tarefas militares e científicas complexas, incluindo quebrar códigos, modelar mudanças climáticas e simular novos designs de carros, armas, aeronaves e medicamentos. Riken (instituto responsável pela máquina japonesadisse que Fugaku já está sendo utilizado para o estudo, diagnóstico e tratamento da Covid-19. 

O Japão permanece como um relativamente pequeno player em supercomputação. A China já colocou 226 sistemas de supercomputação na última lista Top500. Nos Estados Unidos o total foi de 114, embora eles contem com um maior share de poder de computação agregado. 

Mas o Japão tem uma longa história de tentar engrenar na computação de tecnologia de ponta. Um exemplo proeminente é o “K Supercomputer”, máquina predecessora da Riken, a qual alcançou a primeira posição no ranking Top500 em 2011, antes de ser ultrapassada no ano seguinte por outro sistema em Livermore. 

“O predecessor foi um nocaute”, disse Steve Conway, analista veterano do mercado de supercomputador e conselheiro sênior na Hyperion Research. “As pessoas estão esperando que isso seja muito bom também.” 

Horst Simon, que estudou Fugaku como vice diretor de pesquisa no Lawrence Berkeley National Laboratory na California, chamou a máquina de um “notável e admirável” produto. Mas isso talvez não dura por muito tempo, em vista dos futuros sistemas de Departamento de Energia em Oak Ridge e Livermore e relacionados avançam na China, disse ele. 

[…] 

Fugaku – outro nome para o Monte Fuji – necessitou de um alto investimento. O budget de seis anos para o sistema (e suas tecnologias de desenvolvimento relacionadas) totalizaram cerca de $1 bilhão, comparado com os $600 milhões catalogados para o maior sistema americano.  

Fujitsu, parceiro da RIken no desenvolvimento do Fugaku, escolheu elaborar processadores usando a tecnologia básica no coração de bilhões de smartphones. A empresa licenciou designs da Arm, uma empresa há muito radicada Grã-Bretanha, que agora faz parte do conglomerado SoftBank. 

[…]

Christopher Bergey, vice-presidente sênior de negócios em Infraestrutura Arm, prediz mais ganhos em computação de alta performance. Por conta de um fator, o fabricante de supercomputadores de longa data, Cray, recentemente comprado pela Hewlett Packard Enterprise, planeja vender sistemas baseados nos chips de tecnologia Arm Fujitsu. 

Fugaku “é a culminação de quase 10 anos de investimento e trabalho”, disse Mr. Bergey. “Esse é um momento bastante empolgante. 

Retirado e editado de: https://www.nytimes.com/2020/06/22/technology/japanese-supercomputer-fugaku-tops-american-chinese-machines.html?auth=link-dismiss-google1tap

GENESES IT

Insira seus dados e em breve entraremos em contato com você. 

Email: contato.geneses@geneses.com.br

Tel: 11 2136 7800

Endereço

Edifício Helbor Offices Barão de Teffé – Rua Barão de Teffé, 160, sala 141 Parque do Colégio, Jundiaí – SP – CEP 13208-760

Newsletter

Receba notícias, promoções e informações sobre a Gêneses, fabricantes e produtos através da nossa newsletter.

Cadastre-se

Siga-nos

  • (11) 2136-7800
  • contato@geneses.com.br

Gêneses IT Consulting © Copyright 2020 – Todos os direitos reservados.