
PROTEJA E CONTROLE OS DISPOSITIVOS MÓVEIS EM SUA EMPRESA
Atualmente é praticamente impossível proibir o uso de dispositivos móveis nas empresas. Na verdade, em muitos casos – e isso tem crescido exponencialmente – o uso de smartphones, por exemplo, se torna necessário no dia-a-dia do colaborador.
Seja ele um vendedor externo, um analista técnico, um profissional de marketing que precisa verificar a disposição de materiais publicitários e interfaces nos mais variados dispositivos, ou a alta gerência que usualmente recebe e compartilha entre si documentos com informações confidenciais, é um fato cada vez mais consolidado o uso de dispositivos móveis nas empresas nas nossas rotinas de trabalho.
Isso tem trazido à tona duas questões que merecem toda a atenção do mundo, principalmente por parte da TI e da alta gerência:
1) A flexibilidade de trabalho aumenta, o que consequentemente tende a gerar maior produtividade.
Já não há a necessidade de que o colaborador esteja no escritório, em sua cadeira, posicionada em frente à um único computador, conectado em sua rede local, para que só então possa executar suas tarefas cotidianas. Devido a tantas tecnologias, hoje o colaborador tem a oportunidade de trabalhar de qualquer lugar, seja por conta de instâncias de trabalho virtualizadas (funcionalidade fornecida com excelência pela Vmware), ou pelo armazenamento, compartilhamento e sincronização em nuvem – em soluções oferecidas pelo Dropbox, por exemplo.
Proibir o uso de dispositivos móveis acaba não sendo tão atrativo numa era tão interconectada. A Transformação Digital tem levado as empresas – de todos os tamanhos e segmentos – à um ponto em que nenhum dispositivo é dispensável, no máximo, estamos utilizando algum sem usufruir de sua capacidade total para a nossa colaboração.
2) Tamanha variedade de dispositivos interconectados permite um também maior intercâmbio de dados – inclusive daqueles que quase ninguém pode acessar.
Acessar, distribuir, excluir e/ou alterar… Sabe aquelas informações que não deveriam ser acessadas pelo analista? Ou certos dados que o vendedor compartilhou com algum cliente indevidamente? Aquele monte de pastas que o estagiário não pode nem chegar perto? Como controlar o acesso sem restringir o uso de tais dispositivos móveis – uma vez que os mesmos auxiliam no desenvolvimento do trabalho diário de seus colaboradores?
Como gestor, você deve influenciar à sua equipe o uso das mais variadas ferramentas que possui a disposição para que a produtividade da mesma aumente. Porém, sem o controle de tal uso a segurança da sua empresa é colocada em risco – um agravante que se torna ainda maior com o prazo de adequação à LGPD chegando ao fim.
CONTROLE DE DISPOSITIVOS MÓVEIS DE PONTA-A-PONTA
Diante disso, a melhor alternativa é ter um controle eficiente do uso de tais dispositivos em detrimento de sua utilização em questões relacionadas a empresa. Um controle eficiente seria caracterizado por:
- Proteção contra ameaças em arquivos, em e-mails e na Web;
- Prevenção contra exploits e ransomware;
- Firewall;
- Bloqueador de Ataques de Rede;
- Verificação de Vulnerabilidades;
- Proteção para dispositivos móveis;
- Controle da Web;
- Controle de Dispositivos;
- Gerenciamento de criptografia;
- Gerenciamento de correções.
E há uma solução que entrega tudo isso à sua empresa: Kaspersky Endpoint Security Cloud Plus.
Uma solução que ajuda sua empresa a evitar ameaças, garantindo a continuidade dos negócios com base na proteção de endpoints mais testado e premiado do mercado. E ainda sim, compensa sua falta de orçamento e recursos de TI. A hospedagem na nuvem faz com que você não precise gastar com os caros hardwares ou vários – e muitas vezes complexos – softwares. Além disso, a solução está disponível em uma assinatura mensal – para um budget apertado, isso ajuda muito. Você ainda protege e gerencia dispositivos móveis gratuitamente, aplica políticas de segurança para os escritórios geograficamente independentes e/ou para seus funcionários externos. Tudo por meio de uma única console em nuvem!
Quer saber mais? Insira suas informações abaixo e baixe o whitepaper da solução.