Por que utilizar a infraestrutura em Nuvem da Microsoft?    

Por que utilizar a infraestrutura em Nuvem da Microsoft?    
Cloud Computing
18 de janeiro de 2023

Por que utilizar a infraestrutura em Nuvem da Microsoft?    

O posicionamento do Azure como um dos maiores players destinados à execução de aplicações e serviços no mercado tem uma explicação: a grande versatilidade que a Microsoft entrega para quem quer atuar com os modelos PaaS (Plataforma como Serviço) e IaaS (Infraestrutura como Serviço).  

O Microsoft Azure é composto por mais de 200 produtos, que incluem análise, base de dados, computação, armazenamento, dispositivos móveis e web. Todos projetados para resolver os desafios tecnológicos das empresas e ajudá-las a desenvolver novas experiências e soluções alinhadas com o futuro. 

Sendo assim, separamos alguns desafios que o Azure ajuda empresas a superar. 

Infraestrutura inflexível 
 

Investir em infraestrutura de TI oferece várias desvantagens. Há o custo do investimento inicial, e as medidas de segurança obsoletas que costumam acompanhar sistemas antigos. E como a organização precisa manter continuamente esse hardware atualizado, há ainda os custos operacionais, além do tempo de inatividade para que as substituições sejam feitas. 

Por isso, é um desafio fazer a tecnologia local crescer junto com as demandas do negócio. E diante de uma tecnologia de negócios que não escala, cresce a chance de degradação do desempenho.  

O Azure é totalmente escalonável a uma taxa acessível para empresas de diferentes portes. Porque a organização paga apenas pelo que usa. Também é totalmente compatível com os aplicativos mais recentes e tira da empresa a obrigação de investir em atualizações para continuar usando o software do qual suas operações dependem. 

Além disso, um servidor baseado em nuvem ou IaaS (Infraestrutura como Serviço), como o Azure, sempre usa tecnologia de ponta. Conta com manutenção contínua e atualizações automáticas. A Microsoft implanta a versão mais recente do Azure em tempo real com uma absorção de 100%. 

São serviços que podem ser adaptados de acordo com a realidade de cada empresa, e de forma simples, com apenas alguns cliques. O negócio ganha mais agilidade, permitindo a adoção de ferramentas em prazos menores. O resultado é que executivos podem atender às demandas de mercado em menos tempo, implementando políticas operacionais flexíveis, como as de home office. 

Ambiente híbrido 

O Azure ajuda na criação de ambientes híbridos para o cloud computing. A integração de serviços e soluções de TI fica mais fácil, o que representa um grande diferencial competitivo para as empresas que trabalham com estratégias híbridas. Essa integração é feita com segurança e agilidade. Utiliza API’s e controle de acesso.  

Se a empresa já utiliza outras soluções da Microsoft, como o Office 365 e Active Directory, consegue aproveitar, ainda, a integração das aplicações de cloud storage, Microsoft One Drive e sistemas de ERP ou CRM. Assim, garante o gerenciamento das principais ferramentas em um ambiente centralizado, o que facilita a resolução de problemas. 

Escalabilidade fluida 

A transformação digital passou a exigir mais escalabilidade das infraestruturas de TI das corporações. Manter um servidor pouco ativo em tempos de menor demanda significa custos desnecessários. Ao mesmo tempo em que, a falta dos recursos certos nos tempos de muita demanda gera prejuízos para a empresa. E o poder de competitividade é afetado. 

O Azure permite que os gestores modifiquem a quantidade de recursos contratados de forma prática. A plataforma tem ferramentas para escalar serviços automaticamente, segundo a demanda. E o desempenho permanece fluido, não importa o momento do negócio. 

Automação dos processos de TI 

A automação de processos aumenta a capacidade produtiva de uma empresa. No setor de TI, automatizar tarefas cíclicas, como backups e atualizações, faz com que os técnicos tenham mais tempo para focar em projetos internos e tarefas críticas.  

O Azure traz vários processos programáveis e que podem ser executados automaticamente. E funciona tanto para tarefas mais burocráticas, quanto para situações de maior complexidade. 

Segurança e conformidade 

Na plataforma de nuvem do Azure, a empresa conta com a segurança do próprio data center da Microsoft. Instalações comparáveis a uma estratégia militar.  

O Azure tem gerenciamento avançado de ameaças em cargas de trabalho de nuvem híbrida, e uma equipe global de resposta a incidentes que trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, para lidar com ameaças e ataques. 

Já os desafios de conformidade são atendidos com soluções como a Proteção de Informações do Azure, que permite classificar, rotular e rastrear o uso de arquivos armazenados. A conformidade também é incorporada a outras funcionalidades, como o Data Factory e o HDInsight. Com eles, usuários acessam documentos de qualquer dispositivo sem preocupações com incidentes de segurança. 

O Azure pode fazer muito pelo negócio. Converse com um dos nossos consultores, nós podemos ajudar a sua empresa a crescer.