Por que estar em compliance com a Microsoft é importante?

Por que estar em compliance com a Microsoft é importante?
Businesses Applications
Compliance
TI para Negócios
20 de abril de 2021

Por que estar em compliance com a Microsoft é importante?

Para tirar o máximo de seus investimentos em software, em especial Microsoft, é fundamental estar em compliance com as normas impostas pela empresa fabricante do software. Evitar a auditoria de softwares, significa evitar problemas jurídicos, operacionais e financeiros, portanto é fundamental estar em conformidade.   Passar por um processo de auditoria de softwares em ambientes corporativos pode ser um risco para empresas de qualquer tamanho ou segmento. O uso irregular de sistemas operacionais, softwares de colaboração, edição, ou até mesmo banco de dados podem levar a multas, processos e perda financeira substancial à empresa. Já que softwares são considerados propriedade intelectual, o uso irregular dos mesmos pode gerar grandes problemas.   Um processo que se iniciou em 1998, uma universidade do Rio de Janeiro foi processada pela Microsoft por possuir copias não autorizadas de softwares Microsoft. Depois de quase duas décadas, em 2016, a sede da instituição foi leiloada para que fosse possível pagar a dívida que excedia o valor de R$40 milhões. Saiba mais aqui.   Infelizmente, situações como esta estão longe de acabar. De acordo com uma pesquisa realizada pela BSA | The Software Alliance, atualmente 46% de todos os softwares comercializados no Brasil são piratas. Segundo a pesquisa, este número vem diminuindo, mas ainda assim preocupa o mercado. Confira mais detalhes.   Sua empresa estaria pronta para ser auditada pela Microsoft hoje? Se não sabe responder esta pergunta agora, não tem problema. Primeiro vamos entender quais são os riscos que são trazidos pelo uso irregular de softwares. 

Riscos Jurídicos

Como mencionado acima, um caso que deixou empresas brasileiras mais alerta sobre o uso irregular de softwares, foi o caso da Universidade Candido Mendes no Rio de Janeiro que resultou em um processo milionário.   Isso acontece pois o uso de softwares piratas, por exemplo, é crime conforme mencionado nas leis nº 9.609/1998 (Lei do Software) e no artigo 103 da Lei nº 9.610/1998 (Lei dos Direitos Autorais), o que pode resultar em grandes multas de até 3 mil vezes o valor do software.  

Riscos Operacionais

Um grande risco que empresas correm por não estarem em conformidade, é o risco de perder a operacionalidade por dispositivos ou os softwares em questão serem bloqueados.   Empresas como a Microsoft, podem remotamente bloquear dispositivos, bloquear softwares em certos dispositivos e até mesmo aposentar um dispositivo que não esteja em compliance. Ações como estas podem resultar em perdas extraordinárias para empresas, por perderem a possibilidade de ser operacionais durante um determinado período.  

Riscos Financeiros

Totalmente conectados com risos jurídicos e operacionais, empresas que não estão em conformidade correm um sério risco financeiro.   Como mencionado acima, processos jurídicos com origem em problemas de compliance, podem resultar em multas milionárias. Além disso a perda operacional de uma empresa pode também resultar em milhões perdidos em um só dia.  

Melhores Práticas

A situação ideal para empresas é ter um parceiro de TI – seja este profissional interno ou uma consultoria – que tenha conhecimento sobre licenciamento de softwares, tome conta desta situação de necessidade de renovação de licenças sempre que necessário, além de levar à empresa benefícios de atualizações de segurança e otimizações de sistema.   Em situações como esta você pode contar com a Gêneses IT! O nosso serviço Get Compliance Microsoft para conformidades especificas Microsoft, e Get Compliance para demais necessidades de conformidade em outros softwares. Você pode checar nossa página Get Compliance Microsoft clicando aqui.