O Que está por trás do Pix?

O Que está por trás do Pix?
Alta Disponibilidade
Banking & Financial
Cibersegurança
10 de dezembro de 2020

O Que está por trás do Pix?

O que é o Pix?

O Pix é a nova ferramenta para pagamentos instantâneos, criada pelo Banco Central. A nova solução possibilita que transferências sejam feitas em tempo real, entre contas a qualquer dia ou hora, ou seja, o serviço teoricamente estará disponível 24 horas por dia!

Segundo o Banco Central [1] além de aumentar a velocidade em que transferências são feitas, o Pix pode alavancar a atividade e eficiência do mercado, baixar custos, aumentar a segurança, melhorar a experiência dos usuários e trazer muitos outros benefícios para nós. 

O Pix já está disponível para uso para todas as pessoas que tem acesso a uma conta corrente. Mas com o uso desta nova ferramenta, aparecem também novos desafios. 

O que garante que o Pix estará disponível?

Para o Banco Central, gerar uma solução como esta que precisa seguir a proposta de estar disponível para uso 24×7, não é algo fácil e para garantir que a nova ferramenta tenha tal característica é necessária uma ótima infraestrutura tecnológica.

É sabido que muitas instituições financeiras, por serem mais tradicionais, ainda apresentam certa resistência à computação em nuvem. Mas ferramentas como o Pix e novas Fintechs chegaram para mostrar que a Cloud Computing veio para ficar e oferece a estabilidade e disponibilidade que os cadastros no Pix exigem.  

E sobre cibersegurança? Quais são os riscos?

Sabemos também que sempre que novas tecnologias são disponibilizadas, com elas novos cibercriminosos surgem, prontos para acharem brechas em soluções novas no mercado. 

Segundo um levantamento realizado pela Kaspersky [2], em menos de 24 horas foram encontrados mais de 30 domínios falsos e maliciosos usando o Pix. De acordo com a pesquisa, estes cibercriminosos simulavam bancos e tinham como objetivo principal instalar malwares nos dispositivos, para a partir disto terem acesso aos dados pessoais e bancários dos usuários.

Precisamos ficar atentos à estas tentativas de fraude. Os criminosos usam diferentes meios de mensagem como e-mails, SMS ou redes sociais para oferecerem falsos cadastros no Pix, e acabam levando os usuários a fazer o download de algum arquivo malicioso e desta forma infectar o dispositivo com um malware.

Existem algumas formas de evitar que fraudes como estas aconteçam com você. É sempre bom lembrar de acessar os canais oficiais do seu banco para realizar qualquer tipo de atividade e em caso de duvidas entrar em contato com seu gerente. 

Além disso vale ressaltar o uso de soluções de cibersegurança com tecnologias antiphising. Soluções Kaspersky como a Kaspersky Security Cloud já bloqueiam os 30 domínios identificados como domínios falsos.  

Clique no link a seguir e saiba mais sobre o Kaspersky Endpoint Security Cloud.

[1] Banco Central e o Pix

[2] Levantamento Kaspersky