fbpx
(11) 2136-7800
Logo_Geneses-IT_B_p
Conheça a mais nova solução Gêneses IT para educação corporativa! Uma solução 100% baseada em Microsoft 365 e 100% em nuvem. Capacitar sua equipe de qualquer lugar e de qualquer dispositivo nunca foi tão fácil.

Nem os mobiles estão protegidos! Ransomwares atacam dispositivos móveis

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

“Em 2016, os casos de ransomware em mobiles foi em média 3 vezes maior comparado a 2015”

Ransomwares não são uma exclusividade de computadores e workstations. Dispositivos móveis, celulares e tablets também são alvos, e estão se tornando cada vez mais propícios a ataques.

O principal meio utilizado pelos hackers é o whatsapp, através de fotos, arquivos ou documentos mascarados de “importantes” ou por meio de mensagens vindas de “pessoas acima da hierarquia empresarial”. Imagine um celular corporativo, com agenda, contatos e arquivos que, de uma hora para outra, está bloqueado.

O problema principal de ransomwares em mobiles é que, como o sistema do celular está em contato com todos os componentes (ex.: chip e cartão de memória), eles são violados, infectando não somente o celular, mas todos esses, tornando-os inutilizáveis.

Como assim, inutilizáveis?

Como os dispositivos estão infectados, a partir do momento que forem conectados em outro equipamento, os mesmos serão atacados e o ransomware entrará em ação. A única alternativa é excluir todas as informações do dispositivo.

Como se prevenir?

Existem soluções que protegem seu dispositivo de forma eficaz através de recursos de limpeza e bloqueio de malwares. Os aplicativos estão na nuvem, porém são acessados na palma da mão de cada usuário. A Centrify reúne as informações de identidade do usuário, os aspectos do dispositivo e a política de TI da empresa para provisionar os aplicativos ou até mesmo cancelar o acesso aos que possam oferecer riscos ao dispositivo.

Garanta a segurança dos seus dados com o Gerenciamento de Mobilidade Empresarial (EMM) completo –  integrado com a identidade, inclusive gerenciamento de senhas, localização, bloqueio e limpeza remota em todos os dispositivos.

Sejam os dispositivos da empresa ou BYOD, o oferecimento de acesso seguro a aplicativos começa com a proteção e o gerenciamento dos dispositivos. Estenda automaticamente as configurações de e-mail, Wi-Fi e VPN e garanta a conformidade do dispositivo.

O que fazer quando se é infectado?

A saída escolhida pela maioria das pessoas é a de resetar o aparelho para seu modo de fábrica, perdendo assim todas as informações que existiam no celular. Cada celular tem um modo diferente de se resetar, seja ele apertando 3 botões ao mesmo tempo, ou configurar o sistema na sua inicialização.

A outra opção é efetuar o pagamento para os criminosos, geralmente por volta de $250.00, e por incrível que pareça, é a saída mais utilizada hoje em dia. Por que? Muitos dados e informações cruciais para a empresa estão naquele dispositivo, e não podem ser perdidos. Isso apenas impulsiona ainda mais os cibercriminosos a realizarem os golpes.

Referências

https://cio.com.br/noticias/2017/01/25/ataques-de-ransomware-dispositivos-moveis-aumentarao-em-2017/

https://www.gimel.com.br/2017/03/11/ransomware-on-mobile-devices-is-climbing-at-an-alarming-rate/

https://www.centrify.com/pt/produtos/identity-service/gest%C3%A3o-de-mobilidade-empresarial/

Veja Mais​

EnglishFrenchPortugueseSpanish