Este ano trouxe à tona muitas incertezas e desafios para todos os setores do mercado, em especial o segmento de varejo que presenciou drásticas mudanças sem precedentes. A realidade é que este setor sempre enfrentou e se adaptou a desafios de adequação a novos anseios de clientes e tendências tecnológicas, mas essa necessidade de adaptação foi agravada e acelerada pela Covid-19.
Assim como a adaptação ao consumidor e novas tendências tecnológicas, alguns dos principais desafios enfrentados por este segmento são a adequação à transformação digital, o desafio de levar o produto certo aos consumidores certos, além de Implementação efetiva do multi-varejo e criação de um bom relacionamento com clientes.
De acordo com um levantamento feito pela KPMG[1] que aponta as principais tendências para o mercado do varejo, “a COVID-19 acelerou quatro tendências fundamentais que já estavam influenciando o setor: evolução do modelo de negócios, o valor do propósito, o foco implacável na redução de custos e o aumento do poder do consumidor”. Tendências que acabam por impulsionar a necessidade de tecnologias com alta capacidade de processamento inteligente de dados.
Mesmo antes da Covid-19 havia ficado claro que o foco do varejo em lojas físicas havia ficado para trás. Portanto, uma resposta clara, simples e à altura destes desafios é partir para transformação digital com o uso de soluções, como, por exemplo, a IoT do Microsoft Azure e a partir disso basear seus negócios em dados altamente processados com inteligência analítica.
Com o uso de IoT fica mais fácil tomar decisões assertivas com os dados de análises de comportamento de clientes nas lojas, monitorar os principais ativos em seus centros de distribuição e gerenciar inventário de produtos com sensores que automatizam todo o processo.
A Microsoft comprometeu-se a investir USD 5 bilhões em pesquisas de IoT e de borda inteligente, adicionando novos serviços e recursos ao Azure IoT para setores como varejo.
Por conta de todo este investimento, os aplicativos IoT do Microsoft Azure para o varejo conseguem trazer recomendações de produtos personalizadas com base nos dados demográficos do cliente e no comportamento na loja, redução de custos, aumento na eficiência e eliminação do tempo de inatividade.
Nós estamos em um momento em que todas as decisões de negócios são baseadas em dados. Por este motivo é importante sermos capazes de registrarmos diversos tipos de dados de diversas fontes da maneira mais fácil e automatizada possível, para então sermos capazes de transformar nossas empresas e a forma como fazemos negócios – a IoT Microsoft Azure é a solução ideal para isso.
1- levantamento feito pela KPMG: https://home.kpmg/br/pt/home/insights/2020/06/tendencias-aceleradas-no-setor-de-varejo.html