Como medir os recursos de TI e quais os erros mais comuns

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

Antes de começar a falar sobre o assunto, é necessário ter uma certeza em mente: você já sabe que a TI não é um setor isolado da empresa, onde decisões são tomadas apenas pelos próprios interesses, mas sim o ponto central nas tomadas de decisões e estratégias da empresa.

Primeiramente, é necessário medir os recursos de TI periodicamente, com o objetivo de garantir a eficiência das estratégias e propor as melhorias necessárias ao seu ambiente.

Como? Vamos lá, vou explicar.

Plano de Desenvolvimento de Informática (PDI)

O que é?

O PDI é um plano que projeta as necessidades dos serviços da informática na empresa e a maneira recomendada para atendê-las, sempre levando em consideração o estado atual da tecnologia e a realidade da empresa em si.

Como desenvolver?

Não existe um modelo, muito menos uma estrutura de como realizar seu PDI. Cada empresa tem suas características próprias. Porém, alguns pontos podem e devem ser levados em conta na elaboração do mesmo:

  • O total conhecimento do plano de metas da organização;
  • Os projetos devem estar conectados entre si. A empresa deve se desenvolver como um todo e não apenas algumas áreas;
  • Leve em consideração as prioridades;
  • Custos e benefícios dos equipamentos e os recursos humanos que serão envolvidos;
  • Não desenvolva os projetos sem ter um plano de orçamentos em mente.

Dificuldades que possam ser encontradas

Quando o PDI está em desenvolvimento, pode-se encontrar uma série de dificuldades, tanto por fatores internos como por externos. Listaremos algumas delas para você ficar de olho:

  • A tecnologia. O mercado da tecnologia muda drasticamente com o tempo. É difícil saber quais tecnologias vão ser mantidas daqui 5 anos, e quais vão se tornar obsoletas. Mantenha a mente aberta e esteja pronto para adotar novidades.
  • Resistência. Alguns colaboradores provavelmente não gostarão de mudar suas rotinas. A incerteza pode surgir. Porém, treinamentos e uma boa didática conseguirão resolver este problema.
  • Adequação com o financeiro. A situação financeira da empresa pode mudar, tanto por motivos como o mercado em si, como a própria empresa. O PDI deve estar pronto para tomar decisões e também improvisar caso seja necessário.

Caso ainda queria saber mais sobre o seu PDI, como desenvolvê-lo, e suas características principais, acesse: https://bit.ly/2wpxPC3

Depois de medido, é preciso corrigir os erros, certo?

Os maiores erros da TI acontecem quando a infraestrutura não atende à demanda necessária de cada setor, ou quando seus ativos estão muito acima do necessário, gerando ociosidade e uso do budget sem objetivo.

O orçamento não deve ser voltado totalmente para a manutenção de sua infraestrutura, muito menos se ela rapidamente está se tornando obsoleta. O crescimento de toda a arquitetura deve prestar atenção em: qualidade, produtividade, eficiência, rentabilidade, inteligência competitiva e inovação. É necessário entender quais aplicações podem ser migradas para a nuvem (ganhando escalabilidade e diminuição da necessidade de infraestrutura), quais serão mantidas com a estrutura atual, e quais deverão ter uma estrutura maior.

Se a TI estudar as necessidades, juntamente com as oportunidades que possam aparecer, com certeza todas as áreas serão atendidas com eficiência.

Veja Mais​

Power Virtual Agents

Crie uma cultura baseada em dados com inteligência de negócios para todos! Permita que todos em todos os níveis da sua organização tomem decisões seguras usando análises atualizadas e alcance resultados poderosos com base em seus dados.

Power Apps

Crie aplicativos de nível profissional de maneira fácil! Aumente a agilidade em sua organização criando rapidamente aplicativos de baixo código que modernizam processos e resolvem desafios difíceis. Inove rapidamente para resultados rápidos.

Power Automate

Cuide do que é importante e automatize o resto! Simplifique tarefas repetitivas e processos sem papel com o Power Automate, para que você possa concentrar sua atenção onde é mais necessário. Transforme desatualizado em automatizado.

Power BI

Crie uma cultura baseada em dados com inteligência de negócios para todos! Permita que todos em todos os níveis da sua organização tomem decisões seguras usando análises atualizadas e alcance resultados poderosos com base em seus dados.

Announce

New
arrival

2019 collection

Let’s face it, no look is really complete without the right finishes. Not to the best of standards, anyway (just tellin’ it like it is, babe). Upgrading your shoe game. Platforms, stilettos, wedges, mules, boots—stretch those legs next time you head out, then rock sliders, sneakers, and flats when it’s time to chill.