Antes de começar a falar sobre o assunto, é necessário ter uma certeza em mente: você já sabe que a TI não é um setor isolado da empresa, onde decisões são tomadas apenas pelos próprios interesses, mas sim o ponto central nas tomadas de decisões e estratégias da empresa.
Primeiramente, é necessário medir os recursos de TI periodicamente, com o objetivo de garantir a eficiência das estratégias e propor as melhorias necessárias ao seu ambiente.
Como? Vamos lá, vou explicar.
Plano de Desenvolvimento de Informática (PDI)
O que é?
O PDI é um plano que projeta as necessidades dos serviços da informática na empresa e a maneira recomendada para atendê-las, sempre levando em consideração o estado atual da tecnologia e a realidade da empresa em si.
Como desenvolver?
Não existe um modelo, muito menos uma estrutura de como realizar seu PDI. Cada empresa tem suas características próprias. Porém, alguns pontos podem e devem ser levados em conta na elaboração do mesmo:
- O total conhecimento do plano de metas da organização;
- Os projetos devem estar conectados entre si. A empresa deve se desenvolver como um todo e não apenas algumas áreas;
- Leve em consideração as prioridades;
- Custos e benefícios dos equipamentos e os recursos humanos que serão envolvidos;
- Não desenvolva os projetos sem ter um plano de orçamentos em mente.
Dificuldades que possam ser encontradas
Quando o PDI está em desenvolvimento, pode-se encontrar uma série de dificuldades, tanto por fatores internos como por externos. Listaremos algumas delas para você ficar de olho:
- A tecnologia. O mercado da tecnologia muda drasticamente com o tempo. É difícil saber quais tecnologias vão ser mantidas daqui 5 anos, e quais vão se tornar obsoletas. Mantenha a mente aberta e esteja pronto para adotar novidades.
- Resistência. Alguns colaboradores provavelmente não gostarão de mudar suas rotinas. A incerteza pode surgir. Porém, treinamentos e uma boa didática conseguirão resolver este problema.
- Adequação com o financeiro. A situação financeira da empresa pode mudar, tanto por motivos como o mercado em si, como a própria empresa. O PDI deve estar pronto para tomar decisões e também improvisar caso seja necessário.
Caso ainda queria saber mais sobre o seu PDI, como desenvolvê-lo, e suas características principais, acesse: https://bit.ly/2wpxPC3
Depois de medido, é preciso corrigir os erros, certo?
Os maiores erros da TI acontecem quando a infraestrutura não atende à demanda necessária de cada setor, ou quando seus ativos estão muito acima do necessário, gerando ociosidade e uso do budget sem objetivo.
O orçamento não deve ser voltado totalmente para a manutenção de sua infraestrutura, muito menos se ela rapidamente está se tornando obsoleta. O crescimento de toda a arquitetura deve prestar atenção em: qualidade, produtividade, eficiência, rentabilidade, inteligência competitiva e inovação. É necessário entender quais aplicações podem ser migradas para a nuvem (ganhando escalabilidade e diminuição da necessidade de infraestrutura), quais serão mantidas com a estrutura atual, e quais deverão ter uma estrutura maior.
Se a TI estudar as necessidades, juntamente com as oportunidades que possam aparecer, com certeza todas as áreas serão atendidas com eficiência.