Como assegurar a continuidade de negócios em um cenário de ameaças em evolução  

Como assegurar a continuidade de negócios em um cenário de ameaças em evolução  
Posts Gerais
21 de novembro de 2022

Como assegurar a continuidade de negócios em um cenário de ameaças em evolução  

Se os dados que apoiam a sua operação fossem perdidos, roubados ou comprometidos hoje, a sua empresa estaria preparada para recuperá-los em tempo? Em outras palavras, a sua empresa está pronta para agir diante de uma grave perda de dados críticos sem que haja inatividade e, por consequência, prejuízos profundos ao negócio e à reputação da marca? 

A decisão de uma organização de assumir o risco de não atualizar as soluções de segurança, convivendo com um cenário de ameaças que muda todos os dias, pode definir o futuro do negócio. É um cenário em evolução, e essa realidade irá se revelar, cedo ou tarde, para a companhia que não estiver preparada para agir em casos de comprometimento de dados.  

Estar à frente das ameaças é o maior desafio das empresas 

Há diversos tipos eventos para os quais as empresas precisam se precaver e elaborar um plano estratégico de recuperação em caso de perdas. Ameaças geopolíticas, como instabilidades sociais causadas por guerras; desastres naturais, como incêndios, vendavais e enchentes; mudanças regulatórias ou ameaças direcionadas, como ataques de ransomware; todos esses cenários podem ocorrer e, apesar de nem sempre ser possível se preparar para todos eles, medidas podem e devem ser tomadas. 

Algumas dessas ameaças requerem implementação e execução up front. Outras, exigem um plano em vigor para garantir que a equipe saiba quais são os principais objetivos e ações a serem tomadas em um desses cenários.  

Embora ninguém goste de pensar no pior cenário, é preciso desenhá-lo, visualizá-lo e compreendê-lo. O próximo passo é planejar com antecedência e montar um plano de proteção para dados com o uso de tecnologia. Isso irá garantir a minimização de impactos negativos diante de crises e incidentes de segurança. E permitirá que o negócio continue operando em meio a esses eventos.  

Dados são uma mercadoria inestimável. O crescimento de qualquer negócio depende deles. Então, comece a sua estratégia de proteção agora. 

Algumas perguntas para iniciar o planejamento de continuidade na prática 

Um ponto de partida para o planejamento da disponibilidade é a promessa que você faz aos clientes em relação ao tempo de atividade. Ou seja, como e em quanto tempo a sua empresa irá reagir em casos de interrupção. 

E para isso, é fundamental pensar em algumas perguntas: 

  • Quais são os seus pontos e tempos de recuperação (RTOs/RPOs) quando um incidente acontece? 
  • Você tem janelas de manutenção?  
  • Qual é a garantia da plataforma de nuvem em que você está? Lembrando que os fornecedores de nuvem normalmente não oferecem garantias de tempo de atividade; 
  • Qual é o seu plano se uma zona de disponibilidade (como um data center) perder disponibilidade? 
  • Qual é o seu plano se o seu fornecedor sofrer uma interrupção? 

O objetivo do planejamento é ter uma postura clara para cada uma dessas questões.  

Implemente a melhor tecnologia para manter a continuidade dos negócios 

Nos últimos dois anos, foram criados mais dados do que na história inteira da humanidade. Com tantos dados armazenados em uma grande variedade de sistemas e aplicativos, soluções tradicionais já não são mais suficientes para manter os negócios quando há crises. E adquirir mais produtos para gerenciar tantos sistemas e informações gera ainda mais complexidade, em vez de resiliência.  

Há plataformas com recursos de proteção de dados que simplificam essa abordagem, como a solução Arcserve Unified Data Protection (UDP) que oferece proteção dos dados e recuperação de desastres para todos os tipos de carga de trabalho.  

Com sua base composta por uma tecnologia heterogênea por imagem que protege de e para qualquer destino, a solução combina recursos avançados, mas sem a complexidade das soluções tradicionais. O Arcserve UDP torna a infraestrutura mais eficiente, liberando até 20x mais capacidade de armazenamento, podendo, inclusive, integrá-la com servidores Azure e Linux. 

Assim, é possível reduzir o tempo de inatividade de dias para minutos em situações de comprometimento de dados. Isso também ajuda a empresa a cumprir com os pontos e tempos de recuperação (RTOs/RPOs) e os acordos de nível de serviço (SLAs), com testes automatizados e relatórios detalhados.  

Além disso, a tecnologia Assured Recovery permite a incorporação de testes automatizados de backup no ambiente da empresa. Depois dos testes, é possível montar os backups para executar uma varredura de integridade no conteúdo. Ou, ainda, a partir do backup, criar um Instant VM automaticamente em um host pré-determinado, executando scripts que garantem que a aplicação e os dados estejam consistentes. Ao final do processo são gerados relatórios de conformidade, atestando os SLA e RPO (intervalo de perda de dados) e o RTO (tempo total de recuperação de dados).  

A proteção e a continuidade dos seus negócios são prioridade para você? 

Vivemos em um mundo em que os ataques cibernéticos são frequentes, assim como os desastres naturais. Um negócio, para expandir com tranquilidade, precisa implementar uma estratégia de resiliência de dados que incorpore planos maduros de backup e recuperação. Qualquer inatividade fruto da perda de dados pode ser destrutiva para qualquer empresa, com impactos nas vendas e até perda da confiança do cliente.  

Queremos ajudar a sua empresa a crescer com segurança, prevendo riscos e usando o melhor conjunto de soluções unificadas de resiliência de dados do mercado.