O QUE VOCÊ ACHA QUE O DROPBOX É?

Há mais de 20 anos integrando empresas e negócios ao sucesso!

Compartilhar

A grande maioria das pessoas conhece o Dropbox como uma solução para armazenamento de arquivos. Talvez você nunca nem tenha cogitado que o Dropbox também é uma solução de colaboração. Afinal, a empresa revolucionou o mercado quando lá no início trouxe uma solução inovadora: guardar arquivos na nuvem de maneira rápida, simples e segura. Não bastasse o sucesso dessa solução se dar por conta da disrupção provocada na época, a mesma teve seu valor agregado rapidamente devido sua incrível capacidade de sincronização – e então a concorrência começou a copiar o melhor.

Mas ainda que o Dropbox seja o pioneiro e possuidor de uma das maiores parcelas de mercado de seu segmento, armazenar arquivos é só uma parte – ainda que muito importante – do que pode proporcionar à sua empresa. A empresa, inclusive, continua implementando a melhor segurança possível para que tudo que seja ali guardado, permaneça devidamente armazenado e – talvez ainda mais importante – disponível e sincronizado nas mais diversas plataformas. Vemos isso facilmente quando nos deparamos com alguns dos componentes da infraestrutura de armazenamento do Dropbox:  

  • Servidores de metadados: os quais viabilizam recursos como histórico de versões, recuperação e sincronização; 
  • Base de metadados: Os metadados de arquivos são armazenados em serviços de banco de dados, são fragmentados e replicados conforme necessário para atender aos requisitos de desempenho e alta disponibilidade. 
  • Servidores em bloco: A fim de fornecer um mecanismo de segurança único, os servidores em bloco processam os arquivos dos aplicativos do Dropbox, os dividem em blocos e criptografam cada bloco, sincronizando somente os novos arquivos e/ou apenas as partes alteradas de determinados blocos. 

Tudo isso (e muito mais) faz com que o Dropbox tenha a melhor sincronização de arquivos da categoria. 

Sim, o Dropbox continua armazenando, compartilhando e sincronizando arquivos de maneira única no mercado, mas não só isso, hoje o Dropbox está construindo o primeiro espaço de trabalho inteligente do mundo

“O Dropbox está construindo o primeiro espaço de trabalho inteligente do mundo.” 

O desafio de 2007 foi vencido, o Dropbox trouxe o que até então ninguém havia oferecido ao mercado. Mas hoje o cenário mudou, e a necessidade já não é de exatamente fazer mais, mas fazer bem feito – o foco deixa de ser a velocidade, e passa a ser a colaboração realmente produtiva

Com todo o advento da tecnologia muitas vezes pensamos que isso, de cara, nos traz maior produtividade, ou seja, presumimos uma ótima colaboração. No entanto, dados recentes nos mostram uma outra – alarmante – situação. De acordo com o Bureau of Labor Statisticso crescimento em produtividade está sendo de apenas 1.4% ao ano. A menor taxa de crescimento anual nos últimos 30 anos. 

“O mercado cria mais ferramentas de produtividade, e ainda sim, produz menos.” 

Uma pesquisa conduzida pelo Dropbox em solo americano mostrou que 61% dos trabalhadores entrevistados disseram que “querem diminuir a velocidade de trabalho e fazer as coisas da maneira correta”, enquanto apenas 41% disseram que “querem fazer rápido para fazer mais”. O cenário muda novamente e o mercado tem percebido não somente a deficiência de uma colaboração improdutiva, mas também de suas consequências. 

“Antes a necessidade era armazenamento, então velocidade na produção, e agora, inteligência em produção”. 

Temos tantas ferramentas a nossa disposição, e-mail, planilhas, páginas web, ERP, documentos, e passamos grande parte do nosso dia – nosso dia de trabalho, aquelas oito horas em que devemos criar um conteúdo para o blog do nosso site, otimizar um fluxo de pedidos, verificar o andamento de implementação de “x” produto, montar um plano de ação para o próximo quarter e etc. – focados (ou melhor, desfocados) em coisas que na verdade não são nosso trabalho. O dia acabou e quantas vezes você se sentiu como se não tivesse feito nada? Ou até mesmo que sua equipe não produziu o que deveria, mais uma vez? 

Falta uma colaboração realmente produtiva. Precisamos de um espaço (não vários) de trabalho onde todos envolvidos possam contribuir com as suas habilidades, de maneira conjunta, fácil, eficiente e segura, utilizando todas as ferramentas necessárias, de maneira ágil e ainda sim, simples. O Dropbox está construindo isso! O primeiro espaço de trabalho inteligente do mundo. Confira no vídeo abaixo:

Quer saber mais sobre o Dropbox? Fale conosco: contato.geneses@geneses.com.br | (11) 2136-7826

Comentar via Facebook

Comentário(s)