Cloud Broker: o que é e porquê contratar um
A internet está repleta de artigos, dados e informações que comprovam a eficiência e produtividade da nuvem. Com o crescente aumento de empresas adotando a nuvem, também cresce o número de provedores de nuvem. Dessa maneira surge também a dificuldade de seleção da melhor ferramenta, do melhor provedor ou da solução mais adequada ao seu negócio.
Dessa maneira, com o mercado dinâmico da TI moldando-se a todo instante, surge a prestação de serviço chamada de: Cloud Broker.
Cloud broker é uma empresa (ou profissional) que atua como um corretor de serviços de nuvem. Esse “corretor” tem o objetivo de colher as preferências, necessidades, contexto organizacional e infraestrutura do cliente e a partir dessas informações, busca encontrar as opções que mais agradam e se encaixam em seu perfil.
Existem diversas opções de nuvem no mercado atualmente, tendo como as maiores e mais famosas o Azure da Microsoft e o AWS da Amazon. Porém, existem algumas barreiras na hora de contratar qualquer serviço de nuvem que seja, por diversos motivos, como: insegurança, falta de conhecimento e falta de capacidade de gerenciamento antes, durante e depois da migração.
Pensando em todas essas dificuldades, o Cloud Broker trabalha como um “facilitador de nuvem”, auxiliando em todo o processo da migração, implantação e treinamento, desde o escopo do projeto, até a utilização dos serviços.
Principais conceitos
Existem 3 principais conceitos que o Cloud Broker trabalha:
Agregação
A primeira etapa do processo. Ele analisa e coleta os dados da empresa, buscando as melhores funcionalidades de cada serviço para agrupá-las, fazendo com que o cliente trabalhe como se tivesse um único provedor ou serviço, oferecendo um serviço superior, que combine todas as ferramentas.
Integração
Aqui, o Broker busca as soluções que se integram de maneira mais natural com o ambiente de TI. Também desempenha um papel importante no processo de buscar os serviços que se encaixem melhor aos processos do negócio, além de auxiliar na adaptação e na cultura organizacional.
Personalização
Elimina as ferramentas mais genéricas e fornece ferramentas que sejam mais específicas para o seu negócio. Como? Com solicitações de personalização junto aos fornecedores, disponibilização de APIs modificadas, dentre outras funções.
Pronto! Agora você sabe o que é um Cloud Broker, e como ele pode não somente te auxiliar ao adotar a nuvem, mas também apontar quais são as melhores opções para o seu negócio.
Caso queria conferir a matéria que o nosso diretor Jairo Brito desenvolveu, clique aqui!