Big data é um termo que descreve grandes volumes de dados difíceis de gerenciar – estruturados e não estruturados – que inundam empresas no dia a dia. Mas não é a quantidade de dados que é importante. É o que as organizações fazem com os dados que importa. Big data pode ser analisado para insights que levam a melhores decisões e movimentos estratégicos de negócios.
O que é Big Data?
A definição de big data são dados que contêm maior variedade, chegando em volumes crescentes e com mais velocidade. Isso também é conhecido como os três Vs:
Volume – As organizações coletam dados de uma variedade de fontes, incluindo transações comerciais, dispositivos inteligentes (IoT), equipamentos industriais, vídeos, mídia social e muito mais. Para algumas organizações, isso pode ser dezenas de terabytes de dados. Para outras, pode ser centenas de petabytes.
Velocidade – Com o crescimento da Internet das Coisas, os dados fluem para as empresas em uma velocidade sem precedentes e devem ser tratados em tempo hábil. Normalmente, a velocidade mais alta de dados é transmitida diretamente para a memória em comparação com a gravação no disco.
Variedade – Os dados vêm em todos os tipos de formatos – de dados numéricos estruturados em bancos de dados tradicionais a documentos de texto não estruturados, e-mails, vídeos, áudios, dados de cotações de ações e transações financeiras.
Por que isso é importante?
Atualmente o Big Data se tornou capital. Pense em algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo. Grande parte do valor que oferecem vem de seus dados, que estão constantemente analisando para produzir mais eficiência e desenvolver novos produtos.
Avanços tecnológicos recentes reduziram exponencialmente o custo de armazenamento e computação de dados, tornando mais fácil e menos caro armazenar mais dados do que nunca. Com um volume maior de dados agora mais barato e acessível, você pode tomar decisões de negócios mais precisas.
Além disso, agora é possível coletar dados de qualquer fonte e analisá-los para encontrar respostas que permitam reduções de custo, reduções de tempo, desenvolvimento de novos produtos e ofertas otimizadas e tomada de decisão inteligente. Ao combinar big data com análises de alta potência, você pode realizar tarefas relacionadas a negócios, como:
- Determinar as causas básicas de falhas, problemas e defeitos quase em tempo real.
- Gerar cupons no ponto de venda com base nos hábitos de compra do cliente.
- Recalcular carteiras de risco inteiras em minutos.
- Detectar comportamento fraudulento antes que afete sua organização.
Antes de qualquer coisa, Big Data é uma estratégia para negócios. Aplicando essa estratégia ao seu negócio é possível obter benefícios tão grandes quanto o seu volume de dados! Por este motivo a Gêneses IT em parceria com a AcademiaPX terá um Mini-Curso Gratuito sobre Big Data. Serão 3 dias de evento, do dia 21 ao dia 23 de setembro, das 10 às 11h. Clique no link e garanta sua participação!