fbpx

Fale Conosco Agora

(11) 2136-7800

geneses_azure_iot_logistica_landing page

Azure IoT – Simplifique as rotas, monitore o desempenho e responda aos problemas em tempo real

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

A complexidade dos processos de transporte e logística são paralelos à essencialidade desse serviço. Enquanto encaramos a diversidade das rotas, os problemas em seu percurso, uma possível instabilidade da carga e desastres nas estradas, a entrega deve ocorrer.

A operação vulnerável do transporte é, muitas vezes, dependente da maestria da logística para que suas atividades ocorram com a fluidez esperada pelo cliente. Não basta somente chegar ao destino e entregar a mercadoria adquirida, é necessário entregar no prazo estipulado (é até melhor que seja antes disso), de acordo com as normais determinadas, respondendo às instabilidades de maneira transparente aos envolvidos. 

Simplicidade, monitoramento e capacidade de resposta imediata são palavras aliviadoras em vista de todo esse processo.  

Continue lendo e saiba como o Microsoft Azure IoTpode te ajudar a tornar essas palavras em práticas dentro das suas operações. 

Simplicidade nos processos

Não tem como mudar a rota, e o Azure IoT nem tenta fazer isso. Afinal, se o seu cliente decidir e acordar contigo suas próprias normas de transporte, você deve se sujeitar à elas. Ainda sim, em certas situações talvez seja possível que você obtenha uma maior flexibilidade para elaborar e gerir os processos naquela rota. O percurso talvez seja necessário, mas a dificuldade para realizá-lo não precisa ser a mesma. 

A IoT aproveita os dados de localização e dispositivo em tempo real, fornecidos pelo Azure Mapas, para gerenciar operações diárias1, dessa forma é possível verificar em grade amplitude a rota mapeada, identificando antecipadamente empecilhos imediatos e realizar a manutenção preventiva da rota. Isso possibilita não somente a reação mais do que imediata aos eventuais problemas no percurso, mas também proporciona melhor planejamento para diversos cenários. 

Monitoramento amplo e profundo

Com o Azure Mapas (ferramenta dentro do Azure IoT) qualquer ocorrência na carga será sinalizada para o gerente da frota, o qual terá visibilidade ainda mais ampla do problema, identificando em qual veículo foi ressoado o alarme, podendo realizar imediatamente uma manutenção preventiva. Tudo é recalculado, e o monitoramento continua de ponta a ponta em todas as informações necessárias, tais como: rota do veículo, o nome do motorista, a origem da rota e o destino, o horário de chegada previsto original, o novo horário de chegada com atraso e o tipo de carga para a qual a rota está otimizada. 

Você ainda tem visibilidade da raíz do problema dentro da carga, identificando em qual ponto da IoT o problema foi gerado. 

O que antes seria extremamente complexo, necessitando até mesmo de diversas interfaces e sistemas, é realizando no Azure IoT em somente um Hub. 

Resposta imediata e precisa

Qualquer minuto a mais no remanejamento das operações pode implicar em uma custosa insatisfação do seu cliente. Não basta somente identificar o problema com rapidez e precisão, a resposta de resolução durante a rota deve ser igualmente veloz e eficaz. 

Com base nos mesmos parâmetros da rota original, incluindo tipo de veículo, tipo de carga e destino, uma nova rota poder ser calculada e enviada ao novo motorista logo após a verificação do problema. 

O Azure IoT possibilita a integração entre ferramentas (como o Dynamics CRM, por exemplo) para que você possa melhor fazer uso dos seus dados de maneira integrada, evitando empecilhos processuais antes enfrentados devido aos vários processos nos silos de cada plataforma. A inteligência do Azure IoT, aliada a tantas ferramentas disponibilizadas e integradas entre si permite que você utilize seus dados de maneira inteligente, profunda e prática, antes e durante suas operações. 

Veja Mais​