fbpx

Fale Conosco Agora

(11) 2136-7800

Avanços tecnológicos que mudarão o modo de viver das pessoas

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

Muitos avanços tecnológicos “acontecem” na vida das pessoas de maneira tão natural que elas sequer têm tempo para refletir sobre o que tais mudanças podem causar em suas vidas. No entanto, há outros tantos que passam por períodos de adaptação até que os indivíduos tenham um maior entendimento sobre eles.
O laboratório de pesquisa e inovação Totvs Labs elencou algumas tecnologias que causarão grandes impactos até 2020. Elas ainda terão seu uso incrementado e aumentado, mas passarão a alterar cada vez mais a vida das pessoas. Um destes exemplos é o surgimento de novas profissões enquanto outras deixarão de existir, serão substituídas.
Mudanças, talvez, sejam a única certeza atualmente. Abaixo, confira algumas:

Inteligência artificial – Não é novidade, mas a grande aposta agora é que a IA modifique diversos segmentos de mercado, como saúde, finanças, manufatura e varejo, por meio da combinação com softwares e dados.

Bitcoins & Blockchain – Tema ainda polêmico. O Blockchain é usado para impossibilitar o uso de uma mesma moeda virtual – o Bitcoin – mais de uma vez. Desta maneira, a transparência e segurança das transações financeiras ficam asseguradas. A promessa é que este mecanismo mude todo o mercado financeiro, já que resolve problemas antigos, como o registro de ativos. A Nasdaq, por exemplo, já usa a alternativa do Blockchain para guardar informações sobre ativos de empresas como Amazon e Apple.

Impressora 3D – Apesar de ter sido desenvolvida há 32 anos, a impressora ainda está garantindo o seu lugar, mas já promete soluções em diversos setores. Ela possibilita a impressão de artigos pessoais, mas também surge como uma grata alternativa para a medicina, por exemplo, com a bioimpressão de membros do corpo humano para serem usados como próteses ou para transplantes. Ela também tem permitido a impressão de peças complexas para as indústrias aeronáutica e de máquinas, em que o processo é chamado de manufatura aditiva.

Carros autônomos – Esta realidade irá mudar a locomoção das pessoas, o trabalho das montadoras e a maneira como as cidades serão planejadas em relação ao trânsito. A previsão é que até 2020 as montadoras lancem o modelo, mas somente cinco anos depois é que ele deverá estar acessível. Em um futuro não muito distante já será possível imaginar um cenário em que ninguém mais precise dirigir. Organizações como Google e Tesla já possuem carros autônomos sendo testados.

Robótica – É previsto que até 2020 um quarto das tarefas industriais seja modificado pelo uso de robôs. Este avanço deverá gerar novas profissões, como atendimento automatizado de clientes.

Realidade virtual e Realidade aumentada – Possibilitam que o usuário interaja com um ambiente tridimensional criado por computadores, utilizando dispositivos multissensoriais em tempo real. É possível encontrar esta tecnologia em simuladores de voo e direção. Mas eles migrarão para outros setores a fim de simplificar tarefas, como no aprendizado e treino de procedimentos cirúrgicos.

Biotecnologia – Irá contribuir para atender a demanda mundial de alimentos e combustíveis, além de reduzir o impacto no meio ambiente. Na indústria farmacêutica, facilita a elaboração de medicamentos mais eficientes e irá ainda oferecer novos tipos de tratamentos e prevenções. O setor têxtil também tem se beneficiado com a biotecnologia, por meio da criação de tecidos inteligentes, como o feltro que não pega fogo.

Computação, redes e internet das coisas – Dispositivos e máquinas já podem ser conectados a sistemas de gerenciamento, a fim de que se troque dados e execute tarefas. A tendência é que esta solução tenha seu uso ampliado.

 

 

 

Fonte:
https://computerworld.com.br/totvs-lista-oito-tecnologias-que-mudarao-o-mundo-ate-2020
Foto: Google

Veja Mais​