As mulheres que revolucionaram a tecnologia

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

Hopper, Lovelace e Lamarr. Você já ouviu algum desses sobrenomes? Eles são os nomes de mulheres que criaram tecnologias que transformaram a sociedade. Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Gêneses compilou uma lista com as inventoras que lutaram por seus direitos e fizeram do mundo um lugar melhor para se viver com a tecnologia.

 

Ada Lovelace – 1° programadora da história

Sabe o computador que você está utilizando? Ele só existe devido a uma criação da matemática Ada Lovelace. Nascida em 1815, Lovelace, é considerada a primeira programadora da história.

No século 19, Lovelace colaborou no desenvolvimento da primeira máquina analítica de cálculo. Inventou o algoritmo que é considerado o primeiro adaptado especificamente para a implementação em um computador. Por isso, Lovelace tem sido muitas vezes citada como a primeira programadora do mundo.

 

Hedy Lamarr – Conexão Wireless

Você usa wi-fi no seu dia a dia, certo? Então, você deve um “muito obrigado” à atriz hollywoodiana Hedy Lamarr.

Mais conhecida pelas suas atuações em filmes de Hollywood, Lamarr foi uma pioneira no campo das comunicações sem fio durante a Segunda Guerra Mundial.

Ela desenvolveu um sistema secreto de comunicações para controlar torpedos via rádio. Mais tarde, essa tecnologia foi adaptada para o desenvolvimento da telefonia celular, do Wi-Fi, do GPS e do Bluetooth.

 

Grace Murray Hopper

Grace Murray Hopper (1906-1992) foi a maior analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950 que contribuiu ativamente para a computação como conhecemos hoje.

Hopper foi a terceira pessoa a programar o Harvard Mark I, um computador da IBM utilizado durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e uma de suas maiores contribuições foi a criação do 1° compilador para linguagens de programação (ferramenta que transforma o código-fonte em uma linguagem).

Além de ter criado o primeiro compilador, Hopper desenvolveu a linguagem de programação Flow-Matic que serviu como base para a criação de outra linguagem, o COBOL (Common Business Oriented Language), a primeira linguagem de programação voltada ao uso comercial.

Grace também cunhou o termo “bug” (inseto) para definir falhas computacionais, devido a uma mariposa encontrada dentro da máquina.

Grace Hopper era famosa por repetir o tempo todo: “A frase mais perigosa é ‘Sempre fizemos assim’ “. Com um exemplo inspirador como esse, queremos estimular as mulheres a descobrirem o poder da tecnologia. E a nunca mais aceitarem o “Sempre fizemos assim”.

As programadoras do ENIAC

O primeiro computador digital eletrônico da história foi operado por um grupo de 80 mulheres, todas acadêmicas da Universidade da Pensilvânia (EUA).

Desenvolvido na década de 40 por uma dupla de cientistas, a máquina foi amplamente usada pelas forças armadas americanas no cálculo de trajetórias de mísseis. Como se pode perceber na imagem ao lado, o ENIAC pesava mais de 30 toneladas e ocupava uma sala de mais de 100 m².

Quando o computador finalmente ficou pronto, seis mulheres – Betty Jennings, Betty Snyder (na foto), Fran Bilas, Kay McNulty, Marlyn Wescoff e Ruth Lichterman – foram escolhidas para serem as primeiras a testá-lo.

 

Radia Joy Perlman – “Mãe da Internet”

Projetista de software e engenheira de redes, chamada de a “mãe da internet”, Radia é uma cientista da computação americana responsável pelo desenvolvimento do STP (Spanning Tree Protocol). O protocolo é parte importante do funcionamento das conexões que formam uma rede de equipamentos. Nascida em 1951, Radia atualmente trabalha na Intel e tem seu nome registrado em dezenas de patentes de outra grande empresa da computação, a Sun Microsystems, que hoje pertence a Oracle.

Fontes:
http://exame.abril.com.br/ciencia/8-mulheres-que-transformaram-a-ciencia-e-a-tecnologia/
http://exame.abril.com.br/tecnologia/as-mulheres-que-revolucionaram-a-tecnologia/
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/03/veja-10-mulheres-inventoras-que-revolucionaram-o-mundo.html
https://catracalivre.com.br/geral/nutrindo-sonhos/indicacao/5-invencoes-de-mulheres-que-revolucionaram-nossos-dias/

 

Comentar via Facebook

Comentário(s)