A sua infraestrutura legada pode custar muito!

A sua infraestrutura legada pode custar muito!
Datacenter
Transformação Digital
26 de novembro de 2021

A sua infraestrutura legada pode custar muito!

Há algum tempo, a tecnologia tem mudado o rumo de negócios em diversos segmentos ao redor do mundo. Mas, promover mudanças em suas operações pode ser um desafio para as empresas. Um claro exemplo é o uso de uma infraestrutura legada, aplicações que foram criadas com tecnologias que hoje são defasadas, mas ainda assim permanecem em uso em organizações, trazendo uma série de problemas para o negócio e custando muito dinheiro!  

Diferentes maneiras que infraestruturas legadas geram mais custos

A pesquisa Application Modernization Should Be Business-Centric, Continuous and Multiplatform, do Gartner [1], indica que os débitos técnicos de sistemas legados continuarão se somando aos já existentes, e em 2025, estarão consumindo mais de 40% do budget de TI. O mesmo estudo indica que, até 2025, 90% dos aplicativos atuais ainda estarão em uso, sendo que a maioria continuará sem receber investimento suficiente para modernização.

Lento ritmo de inovação

Time to Market (TTM) [5] determina o período de tempo entre a ideias e o produto final em produção, e esta métrica vem ficando pior e pior para infraestruturas legadas. Chegará a um ponto em que a inovação ficará muito lenta e, com isso, a perda de competitividade no mercado será inevitável.   Manter um bom TTM em infraestruturas legadas é praticamente impossível, visto que não têm os recursos necessários para escalar times independentes, trabalhando em paralelo e liberando mudanças frequentes. Além disso, débitos técnicos, normalmente enormes e frequentemente impagáveis, precisam ser considerados e remediados a cada nova mudança do sistema.  

Segurança em primeiro lugar!

Segurança e compliance devem estar sempre em primeiro lugar, mas com uma infraestrutura legada, brechas de segurança podem ser geradas facilmente. Muitas vezes por falta de atualizações ou falta de recursos necessários para enfrentar ameaças cibernéticas avançadas, sistemas legados se tornam uma grande vulnerabilidade.   Vale lembrar que as consequências para empresas que sofrem ataques e não estão em conformidade podem resultar em grandes perdas financeiras, além de outros problemas.

Não oferece os recursos necessários e ainda é custoso

As demandas de hoje em dia são muito voláteis, sempre variando, assim chamando por soluções de infra que são escaláveis e capazes de oferecer os recursos necessários quando requisitados. Ao fazer uso de uma infraestrutura legada, empresas se deparam com custos elevados, pois muitas vezes a tecnologia não conta com recursos de escalabilidade que vão atender suas demandas e reduzir custos se estiver em uma modalidade OpEx.   Novas tecnologias oferecem eficiência por custo incomparável às tecnologias já ultrapassadas. Uma boa solução para empresas que buscam de desfazer de infraestruturas legadas, é migrar para a nuvem. A Microsoft Azure [2], por exemplo, oferece a possibilidade de escalar cargas de trabalho de forma elástica e flexível, contar com a modalidade OpEx e muito mais!   Se você quiser saber mais sobre as vantagens de migrar para a nuvem, você pode baixar nosso infográfico “5 razões para migrar para o modelo IaaS” [3] ou assistir há gravação de nosso webinar “Microsoft Azure” [4].  [1] https://www.gartner.com/doc/reprints?id=1-25TPVBF3&ct=210419&st=sb  [2] https://geneses.com.br/azure/ [3] http://geneses-it.rds.land/infografico-iaas-5razoes-migrar  [4] https://materiais.geneses.com.br/gravacao_azure-migracao-2  [5] https://www.totvs.com/blog/gestao-industrial/time-to-market/