slow-01

A nova tendência dos cibercriminosos: Cryptojacking

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

O mundo do cibercrime é como um organismo vivo: molda-se e transforma-se para melhor satisfazer suas necessidades. O próprio ransomware está saturado: o mercado negro se regulou e está mais competitivo, fazendo com que hackers e crackers busquem uma alternativa mais “rentável”: o Cryptojacking.

Podemos definir cryptojacking como um malware de mineração de criptomoedas e é a nova ameaça emergente no mundo do cibercrime. Segundo a 23ª edição do Internet Security Threat Report (ISTR), este tipo de ataque aumentou 8.500% em 2017.

Primeiro, vou explicar como funciona a mineração de criptomoedas, para depois explicar como funciona o cryptojacking.

A mineração

As transações efetuadas pelas criptomoedas não tem um poder central. Todos os processos são efetuados diretamente, sem um intermediário (um banco, por exemplo). Como o intermediário não existe, quem vai ler, analisar e executar essas transações?

Essa pergunta é respondida da seguinte forma: qualquer um. Através de softwares específicos de cada criptomoeda, você pode utilizar sua própria máquina para realizar tais transações.

Minerar é um processo estatístico: quanto mais potente o seu computador, mais chances você tem de resolver o bloco de transações. Mas, por que eu faria isso? Pois você recebe recompensas por cada bloco solucionado.

Ok, entendi, mas como o cryptojacking funciona?

Ele “escraviza” sua máquina para minerar as criptomoedas para hacker. Sua máquina ficará muito mais devagar (o processamento do seu computador será direcionado para a mineração), gastará muito mais energia e, em alguns casos, pode até superaquecer!

O maior problema que encontramos aqui é: o cryptojacking não precisa que você faça download ou execute nada. Apenas de acessar a página, sua máquina já é escravizada.

Grave as minhas palavras: Em 2018, o cryptojacking será o modelo de ataque mais popular entre os cibercriminosos.

Fonte:
https://computerworld.com.br/cibercriminosos-deixam-ransomware-de-lado-e-focam-em-cryptojacking

Veja Mais​

Power Virtual Agents

Crie uma cultura baseada em dados com inteligência de negócios para todos! Permita que todos em todos os níveis da sua organização tomem decisões seguras usando análises atualizadas e alcance resultados poderosos com base em seus dados.

Power Apps

Crie aplicativos de nível profissional de maneira fácil! Aumente a agilidade em sua organização criando rapidamente aplicativos de baixo código que modernizam processos e resolvem desafios difíceis. Inove rapidamente para resultados rápidos.

Power Automate

Cuide do que é importante e automatize o resto! Simplifique tarefas repetitivas e processos sem papel com o Power Automate, para que você possa concentrar sua atenção onde é mais necessário. Transforme desatualizado em automatizado.

Power BI

Crie uma cultura baseada em dados com inteligência de negócios para todos! Permita que todos em todos os níveis da sua organização tomem decisões seguras usando análises atualizadas e alcance resultados poderosos com base em seus dados.

Announce

New
arrival

2019 collection

Let’s face it, no look is really complete without the right finishes. Not to the best of standards, anyway (just tellin’ it like it is, babe). Upgrading your shoe game. Platforms, stilettos, wedges, mules, boots—stretch those legs next time you head out, then rock sliders, sneakers, and flats when it’s time to chill.