A Cultura de investimento em TI

A Cultura de investimento em TI
Posts Gerais
23 de novembro de 2017

A Cultura de investimento em TI

Um dos maiores problemas que os líderes de TI enfrentam é a falta de investimento de suas empresas. Isso causa menos eficiência na entrega dos projetos, que causam menos credibilidade no setor de TI, criando um ciclo vicioso.

Bruce Hoffmeister – CIO da Marriott International (Uma dona de conglomerados de hotéis de luxo, espalhados por todo o mundo) diz algo como:

“É simples de se imaginar os gastos quando vamos construir um hotel: devemos comprar um pedaço de terra, pagar pela fundação, arquitetos, eletricistas, encanadores, mão-de-obra, etc. Conseguimos observar a construção sendo erguida e definir que não é uma tarefa simples, necessita de tempo e muito investimento.

Mas quando você vira para a TI, e os pedem para desenvolver um software, não é possível visualizar todas as etapas e processos do projeto. Não conseguimos observar o software sendo construído. ”

TI não é, nem de longe, tão tangível quanto a construção de um hotel, por isso é fácil dizer que custa menos.

Uma visão holística, que permite a visão geral do projeto, pode ser a solução para a TI. Tanto os líderes, como os gestores de TI, traçam as estratégias juntos, definindo custos com tecnologia, pessoas, e outros recursos, desenvolvendo um único plano de investimento.

Com essa visão, todos têm noção de quanto o projeto custará no final e têm uma voz ativa, decidindo se vale a pena ou não seu desenvolvimento. Desse modo, as conversas com a TI deixam de ser sobre custo, e passam a ser sobre valor.

As decisões tomadas em relação a TI devem ser feitas onde o valor real daquilo será utilizado. Ninguém melhor do que aqueles que usufruirão do resultado final para dizer se tal investimento é realmente necessário ou não.

Sabemos que não é fácil encontrar o equilíbrio e reconhecimento necessário para desenvolver tal visão holística, porém deve ser o foco, independentemente do tamanho do negócio.

E você? Como está baseando sua TI? Em custo, ou em valor? Independentemente da resposta, é necessário avaliarmos o quão necessário e inovador a TI é. Lembre-se: o usuário final é aquele que mais sabe dos benefícios que uma aplicação ou mudança no dia-a-dia traz. Converse com ele, pesquise como melhorar seu desempenho e o que fazer para atingir seus objetivos! A TI é a solução.