10 benefícios do outsourcing de impressão para sua empresa
O outsourcing de impressão – terceirização da gestão de equipamentos de impressão e fornecimento de insumos – pode ser aplicado em qualquer organização, estabelecimento ou órgão público que precise reduzir custos e melhorar o gerenciamento do parque de impressão. A afirmação é do gerente de Contas da Gêneses IT Consulting, Sandro Evaristo.
Ele detalha que este tipo de outsourcing pode ser aplicado em indústrias, escritórios, comércios, armazéns, centros de distribuição, hospitais, prontos-atendimentos, laboratórios, escolas, universidades e quaisquer outros segmentos do mercado. “No entanto, os que mais optam por esta alternativa são órgãos governamentais, indústrias e centros de distribuição.”
Apesar de estes segmentos geralmente terem grande porte, Evaristo explica que o outsourcing de impressão pode ser uma boa alternativa para as pequenas e médias empresas também, pois permite que nelas os colaboradores dediquem mais tempo aos negócios, o que ajuda a otimizar o tempo de trabalho e focar mais no core business.
Para esclarecer ainda mais todos os benefícios do outsourcing de impressão, Evaristo elenca os principais que as organizações percebem. Confira a seguir:
Gerenciamento próprio – Na locação, está incluso como serviço agregado o gerenciamento do parque de equipamentos, seu transporte e manutenção;
Facilidade na aquisição do contrato – O procedimento para contratar um serviço de locação é muito mais simples do que a compra de ativos. O risco, a responsabilidade, o valor envolvido e a burocracia são menores;
Equipamento pronta-entrega – O cliente obtém o equipamento que se encaixa em sua empresa e atende suas necessidades e ainda usufrui da garantia do mesmo;
Equipamentos de backup – Para agilizar o processo de atendimento, a empresa locadora disponibiliza equipamentos de backup em departamentos mais críticos e de maior demanda, para que em nenhum momento o cliente fique sem imprimir;
Tempo de espera – A empresa locadora substitui o equipamento com defeito, o que minimiza o tempo ocioso do colaborador e elimina os vistos com reparos;
Help Desk – Pode ocorrer atendimento via Help Desk para solucionar problemas técnicos. O objetivo principal é o restabelecimento da operação normal dos serviços dos usuários o mais rápido possível, a fim de minimizar o impacto nos negócios causados por falhas;
Manutenção – Na locação, a manutenção preventiva e corretiva está inclusa por todo o período do contrato;
Atualização – Quando se compra uma impressora, sabe-se que em pouco tempo ela estará obsoleta, o que tornará sua empresa menos competitiva, pois provavelmente terá perda na produtividade geral do setor. Portanto, alugar o equipamento garante que ele será atualizado;
Reposição de suprimentos – Possibilidade de manter estoque reserva para que o cliente nunca precise parar de imprimir;
Volume impresso – Caso seja necessário, o cliente consegue controlar e/ou limitar o volume impresso por departamento ou centro de custo.
Saiba mais sobre outsourcing de impressão em outro texto do nosso blog: https://bit.ly/28RSgZc