Você sabe o que é gateway VPN?

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

O gateway é o recurso que envia o tráfego de rede entre redes virtuais do Azure e redes locais e apenas entre redes virtuais do Azure. Quando o gateway é acionado, há algumas configurações requeridas, como o gateway type, que especifica o tipo de conexão.
Em redes virtuais, há dois tipos de gateways: VPN (Virtual Private Network – Rede Virtual Privada) e Express Route (Rota Expressa). Mas esta matéria será focada no VPN.
Quando a conexão é feita por meio de VPN, o tráfego de rede é criptografado e enviado por uma conexão pública. Este tipo de gateway é comumente usado em conexões site a site, ponto a site e VNet (Rede Virtual do Azure) a VNet.
Em cada gateway pode-se utilizar apenas um gateway type. Este tipo de conexão possui gama de recursos que podem ser configurados especifica e separadamente, mas seguindo a ordem certa.

Conexões de gateway VPN:

Site a site (S2S) – Precisa de um VPN local com endereço IP público. Pode ser usada para configurações entre instalações e híbridas.

Multissite – Conexão entre VNet e várias redes locais. Neste caso, deve-se usar um VPN baseado em rota. As conexões de gateway compartilham a largura de banda disponível, já que a VNet pode ter apenas um gateway VPN.

VNet a VNet – Conexão entre duas redes virtuais. As redes com as quais a pessoa se conecta podem estar na mesma região, assinatura e mesmo modelo de implantação ou em regiões, assinaturas e modelos diferentes.
Outro tipo de conexão VNet a VNet pode ser feita por meio de emparelhamento, se a rede virtual atender os requisitos necessários. No caso de emparelhamento, não se usa um gateway de rede virtual.

Ponto a site (P2S) – Permite a conexão segura entre redes virtuais e computadores individuais. Ocorre por meio de uma conexão VPN sobre SSTP (Secure Socket Tunneling Protocol). Este tipo não precisa de dispositivo VPN ou IP público, pois ocorre quando se inicia o computador do cliente. Ideal para conectar VNet a partir de um local remoto.

Fonte: https://azure.microsoft.com/pt-br/documentation/articles/vpn-gateway-about-vpngateways/

Comentar via Facebook

Comentário(s)