Uma nova forma de pensar

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

O design thinking é uma forma revolucionária de organizar suas ideias e resolver problemas tanto no meio empresarial quanto no pessoal.

Em empresas, ele reformula o jeito de pensar dos profissionais, e ajuda principalmente na elaboração de estratégias e ações que serão tomadas. Conseguir fazer funcionar processos que antes não funcionavam, ou não traziam os resultados esperados.

Parece ótimo, mas, o que é e como funciona?

O que você lembra quando ouve o termo design? Provavelmente, algum desenho ou esboço de qualquer coisa que tenha forma. Ou seja, qualquer coisa que existe.

O design thinking aborda o conceito de pensar exatamente como algo físico, que tenha uma forma, com a necessidade de ser remodelado.

Construir o problema, os processos que geram esse problema, e as possíveis soluções. Tratar tudo isso como um projeto, como um desenho. O ser humano, desde sempre, foi ótimo em perceber padrões. Quando um problema é estruturado, padrões começam a aparecer. Modelos que antes pareciam fazer total sentido, começam a se mostrar não tão encaixados assim, e que seriam melhor aproveitados em outros lugares.

Mas, apenas falar não é o suficiente, é necessário colocar em prática para entender os resultados que derivam dele.

Vou te ajudar a fazer isso:

#1 Reúna sua equipe – Reúna todos que participam dos processos e que tenham ideias a oferecer.

#2 Tela em branco – Pegue um espaço em branco, seja ele uma lousa, um painel, ou até mesmo uma folha sulfite.

#3 Ideação – Represente seu problema. Represente seu desafio ao centro e, com a ajuda de todos, desenhe os processos que levam a esse problema, coisas erradas, possíveis soluções, meios de melhorar e tudo mais. Todas as ideias são válidas. Não descarte nada.

#4 Mão na massa – Reúna as ideias e escolha as melhores. Junte-as caso ache necessário e faça testes. Provavelmente elas não darão certo na primeira tentativa. Nesse caso, junte outras ideias, e coloque em prática novamente. Esse processo de testes é onde a empresa irá entender como resolver seus problemas e conseguir o que todos querem: inovação.

Olha ele em ação!

Lembre-se: ideias surgem em nossas cabeças quando menos esperamos. Não é justo guardarmos apenas para nós mesmo. Compartilhe-a, com toda certeza ela trará benefícios.

Dica: Depois de reunir as ideias e formular o teste, chame a pessoa mais crítica da empresa, e pergunte se ela está feliz com o resultado. Se até mesmo ela está contente, com certeza os frutos do design thinking foram positivos.

Comentar via Facebook

Comentário(s)