Suas informações estão em segurança em seu Mobile?

Segurança Mobile

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

Falamos com grande frequência sobre assuntos relacionados à Segurança da Informação, e atualmente no Brasil se discute muito sobre a já famosa Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e sobre todos os cuidados que o mundo corporativo precisará ter com dados em geral a partir de 2020.

Mas e sua segurança “on-line”? Você toma os devidos cuidados com seu smartphone? Garante que com seus aparelhos eletrônicos você está e estará 100% protegido de ataques cibernéticos? Bom, os últimos acontecimentos nos mostram que a exposição pode vir de onde menos se espera, nosso smartphone.

Da mesma forma que ficou extremamente fácil conseguirmos acesso às informações – até mesmo pessoais – de outras pessoas/organizações, também estamos cada vez mais passíveis de virarmos alvo de exposição não autorizada, e até mesmo sofrermos com crimes virtuais.

Os vazamentos de dados muitas vezes estão relacionados a falta de instrução do usuário quando acessa sites, aplicativos, redes sociais, entre outras coisas, o fato de não saber que aquele aparelho poderá ser utilizado para “coletar” informações para “melhorar a experiência final” está se tornando um hábito, e as pessoas começam a confiar cada vez mais nos aparelhos que os acompanham em todos os lugares. Isso acaba se tornando um problema quando empresas e fabricantes de tecnologia têm seus dados expostos e junto com elas, todas as suas informações, que até então estavam “seguras” dentro de seus smartphones.

A partir de toda essa discussão, Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil explica – em matéria para o blog da própria Kaspersky – principalmente ao mundo corporativo:

“Embora não haja uma solução milagrosa, sugiro que as empresas reavaliem o uso de autenticação de dois fatores via SMS e as informações dos usuários que são expostas publicamente por padrão. Frente a criação deste esquema malicioso, é importante criar uma solução benéfica para os usuários e que também mantenham suas privacidades protegidas das pessoas mal-intencionadas”.

Por isso, nunca foi tão necessário se preocupar com sua segurança “on-line” e tudo o que você, usuário, pode fazer para proteger seus dados. Entre os cuidados que as pessoas e empresas devem tomar, gostaríamos de enfatizar os três pontos abaixo:

1- Leia sempre – antes de autorizar – o que o aplicativo, site, rede social poderá fazer e onde poderão utilizar seus dados e os dados de sua empresa;
2- Busque se nutrir de informações e sempre estar atualizado frente aos ataques que estão ocorrendo, para se manter mais forte e resistente às ameaças;
3- Tenha sempre uma solução de cibersegurança confiável, a qual proteja seus aparelhos eletrônicos, seja de uso pessoal ou de uso profissional, e isso incluí diretamente os smartphones, que muitas vezes são a causa de uma infecção em sistemas corporativos, transmitindo para a rede, computadores, etc., portanto, muita atenção aqui.

Para facilitar, ainda falando sobre o tópico 3 acima, resolvemos ajudá-los com uma importante dica de soluções de proteção e cibersegurança para aparelhos eletrônicos e smartphones, citaremos duas mais específicas que são: Kaspersky Internet Security para Android e Kaspersky Total Security, ambas essas soluções auxiliam na proteção desses dispositivos, principalmente no mundo digital, indicando ao usuário final pontos maliciosos a se evitar e fortalecendo o sistema de proteção de dados pessoais, a fim de evitar vazamentos, invasões, exposições indesejadas, entre outras coisas.

Mantenha-se cada vez mais seguro no mundo virtual, podemos te ajudar com isso. Clique aqui e saiba mais!

Fontes: Matéria – Blog Kaspersky Lab  |  Matéria – TechTudo

Comentar via Facebook

Comentário(s)