Previna-se contra perda de dados

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

Segundo uma pesquisa recente da Arcserve, para seus clientes na América Latina, apenas 37% das empresas têm um plano completo de recuperação de desastres documentado e a metade deles jamais fez testes para verificar se o plano funcionava ou não. Já a Gartner levantou que apenas 6% das empresas que perdem dados conseguem se manter após dois anos, o que é um número muito baixo de organizações que superam o problema.

Este cenário exemplifica a importância de se ter a tecnologia certa e um plano de recuperação de dados.

 

A perda pode ocorrer por motivos diversos, como:

 

– desastres naturais (enchentes, terremotos e furacões);

– incêndios;

– perda de componentes;

– dados corrompidos, bugs de softwares, falhas em hardwares;

– problemas de segurança: ataques cibernéticos;

– problemas externos: ar-condicionado, falta de energia;

– erros humanos.

 

Estes e mais uma série de itens podem causar a perda de dados e impossibilitar o andamento dos negócios. Por isso, mais do que ter o plano de recuperação e a tecnologia adequada para executá-lo, há que se priorizar a qualidade das ferramentas, já que algumas empresas ainda fazem seus backups em programas impróprios ou possuem armazenamento externo incompatível com as melhores práticas do mercado.

Mensagens de email, documentos e bancos de dados são apenas alguns dos itens que podem ser perdidos em um incidente. Imagine o impacto financeiro e os custos extras gerados!

 

Abaixo, confira como elaborar um plano de recuperação de dados de rede:

 

Avaliação – Conheça e classifique cada dado e classifique-o de acordo com suas características, grau de importância, conteúdo e impacto de sua possível perda. Separe-os em ativos críticos e não críticos, dados privados e de domínio público. Importante também projetar e analisar o impacto comercial que a perda pode causar, custos de recuperação e probabilidade de risco. Nunca é demais ter um plano de perda de dados para cada tipo de ameaça.

 

Revisão – Pesquise ameaças e situações que sua empresa pode passar e que podem causar a perda dos dados.

 

Proteção – Contrate o tipo de proteção mais adequada para sua necessidade: backup e recuperação, capturas de imagens, replicação, entre outros.

 

Teste – Coloque seu plano em prática para constatar se ele funciona. Os testes devem ser periódicos e abranger as áreas tecnológica e operacional.

 

Arcserve UDP – Solução unificada, rápida e simples

 

A ferramenta oferece proteção abrangente de dados, capaz de recuperá-los quando há interrupções no sistema e perdas antes que o tempo de inatividade afete o andamento dos trabalhos.

 

A Arcserve UDP possui as seguintes tecnologias:

 

* replicação contínua;

* alta disponibilidade;

* deduplicação global de dados na origem para sistemas virtuais e físicos;

* backups de imagens e arquivos para servidores Windows, UNIX, Linux com tecnologia incremental infinita em nível de blocos (com apenas um único backup full);

* avançada tecnologia Assured Recovery para ambientes virtuais e físicos.

 

O Arcserve UDP permite que você reduza o tempo de backup e o tráfego da rede, até 90% do espaço em disco de backup e a compra de hardwares.

 

Já conhece a ferramenta? Clique aqui e baixe a avaliação gratuita de 30 dias: http://arcserve.com/br/free-backup-software-trial

Comentar via Facebook

Comentário(s)