Investindo em TI do jeito certo

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

O investimento em tecnologia é muitas vezes adiado, por conta de algum cenário desfavorável, seja ele interno com questões da própria empresa, ou externos, como crises econômicas e variações no mercado. Porém, estamos na era da transformação digital. Existem meios de fazer sua empresa crescer com economia e otimização de recursos já existentes, e todos utilizam do mesmo fator: a nuvem.

Em uma pesquisa realizada pela KPMG (veja o relatório completo aqui) com 500 executivos globais confirma que a nuvem faz a diferença no desenvolvimento do seu negócio. Para os entrevistados, a nuvem representa em primeiro lugar: redução de custos (49%). Também a mobilidade (42%) e comunicação com clientes e parceiros (37%) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Como esse investimento em nuvem entrega resultados?

Custos reduzidos

Existem 2 medos constantes em qualquer empresa quando tratamos de tecnologia: falta ou excesso de investimento. Imagine os seguintes cenários:

#1 – A empresa realiza um grande investimento em servidores, storages e etc, para atender picos futuros de processamento de dados, porém toda a estrutura estará com a sua capacidade ociosa, gerando ativos “parados”.

#2 – A empresa está crescendo e o investimento com tecnologia é essencial, porém, ao adquirir uma nova estrutura, pode-se ocorrer o fato de toda sua estrutura ficar defasada rapidamente.

A nuvem proporciona a economia com gastos de propriedade, como também é flexível às necessidades de cada um. Ou seja: você diminui consideravelmente os gastos com compras de ativos físicos, e tem a possibilidade de aumentar ou diminuir a necessidade de armazenamento e tráfego de informações, chamada de escalabilidade: você utiliza apenas o necessário e paga somente pelo o que usou.

Eficiência e segurança

A agilidade que a escalabilidade proporciona à empresa é imensurável. A TI consegue proporcionar todas as necessidades que os colaboradores necessitam, sem queda de eficiência dos aplicativos e com agilidade necessária.

Como a maioria das aplicações e informações estarão na nuvem, a segurança contra desastres físicos aumenta exponencialmente quando comparada com vários servidores e storages alocados em uma única sala: se algo acontece, algum pico de energia atinge seus servidores, todos seus dados serão perdidos. Com a nuvem, desastres físicos não serão um problema.

Também existem as preocupações com a segurança da informação e roubo de informações. A nuvem, a cada ano que passa, investe pesado em barreiras de proteção contra ataques cibernéticos. Pode ficar tranquilo! Suas informações estarão protegidas.

Comentar via Facebook

Comentário(s)