Esse Skype For Business não funciona direito!

Gustavo Souza Lopes

Compartilhar

A assombração

 

Se você é técnico, pode ter ouvido esta frase: “Esse Skype For Business não funciona direito! O vídeo está travando e o áudio está ruim.”

Mas calma! Este problema pode estar relacionado aos equipamentos que a pessoa está utilizando para se conectar ao Skype For Business, como headsets, câmeras ou, até mesmo, o computador.

A Microsoft investiu muito na ferramenta Skype For Business para suportar uma grande escala de uso do serviço devido à grande demanda global por dispositivos móveis. Por isso, muito aprendizado sobre hardware, gerenciamento, usuários remotos e integração com a nuvem é requisitado.

 

Desempenho de rede

 

Bom, vamos deixar um ponto claro: caso você tenha uma latência muito grande entre seu site e os serviços online da Microsoft, você pode optar pela Express Route, tópico que vou falar um pouco mais para frente.

Do contrário, há ferramentas gratuitas da Microsoft que te auxiliam a medir o desempenho dos seus serviços para que você tenha certeza que não terá problemas com a ferramenta.

 

Os esquecidos

 

Mas, desta vez, vim aqui para falar dos periféricos, os esquecidos na hora da implementação. Brincadeiras à parte, no geral, há alguns fatores que acabam não sendo levados em conta quando a implementação do Skype For Business é feita.

Imagine o cenário: os usuários criam uma conferência de vídeo e áudio em tempo real; esta conferência conta com vários participantes falando por vídeo simultaneamente, cada um com um dispositivo diferente, utilizando diversos periféricos para se comunicar. Esses periféricos podem estar impactando o desempenho do seu Skype For Business.

Dispositivos não homologados, dispositivos de baixa qualidade ou drivers instalados incorretamente provavelmente vão resultar em baixa qualidade de vídeo e áudio, trazendo uma péssima experiência para o usuário final.

 

Recomendação

 

Embora os dispositivos certificados Microsoft não sejam um pré-requisito para o uso da ferramenta, a gigante da TI os recomenda, pois esses dispositivos foram testados com a ferramenta e, com certeza, trarão uma experiência melhor para o usuário quanto a Eco, filtro de barulho externo, melhor resolução e, até mesmo, a redução da latência.

 

Para uma lista completa de dispositivos suportados, consulte: https://technet.microsoft.com/en-us/office/dn947482

 

Este foi um breve artigo a respeito dos vilões esquecidos que acabam impactando a qualidade do Skype for Business, fazendo com que os usuários não aproveitem tudo o que a ferramenta tem a oferecer.

 

Leia mais em: www.geneses.com.br

 

Agradecimentos Especiais:

Rômulo Banhe e Edmárcio Brito

Comentar via Facebook

Comentário(s)