Cloud Broker: o que é e porquê contratar um

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

A internet está repleta de artigos, dados e informações que comprovam a eficiência e produtividade da nuvem. Com o crescente aumento de empresas adotando a nuvem, também cresce o número de provedores de nuvem. Dessa maneira surge também a dificuldade de seleção da melhor ferramenta, do melhor provedor ou da solução mais adequada ao seu negócio.

Dessa maneira, com o mercado dinâmico da TI moldando-se a todo instante, surge a prestação de serviço chamada de: Cloud Broker.

Cloud broker é uma empresa (ou profissional) que atua como um corretor de serviços de nuvem. Esse “corretor” tem o objetivo de colher as preferências, necessidades, contexto organizacional e infraestrutura do cliente e a partir dessas informações, busca encontrar as opções que mais agradam e se encaixam em seu perfil.

Existem diversas opções de nuvem no mercado atualmente, tendo como as maiores e mais famosas o Azure da Microsoft e o AWS da Amazon. Porém, existem algumas barreiras na hora de contratar qualquer serviço de nuvem que seja, por diversos motivos, como: insegurança, falta de conhecimento e falta de capacidade de gerenciamento antes, durante e depois da migração.

Pensando em todas essas dificuldades, o Cloud Broker trabalha como um “facilitador de nuvem”, auxiliando em todo o processo da migração, implantação e treinamento, desde o escopo do projeto, até a utilização dos serviços.

Principais conceitos

Existem 3 principais conceitos que o Cloud Broker trabalha:

Agregação

A primeira etapa do processo. Ele analisa e coleta os dados da empresa, buscando as melhores funcionalidades de cada serviço para agrupá-las, fazendo com que o cliente trabalhe como se tivesse um único provedor ou serviço, oferecendo um serviço superior, que combine todas as ferramentas.

Integração

Aqui, o Broker busca as soluções que se integram de maneira mais natural com o ambiente de TI. Também desempenha um papel importante no processo de buscar os serviços que se encaixem melhor aos processos do negócio, além de auxiliar na adaptação e na cultura organizacional.

Personalização

Elimina as ferramentas mais genéricas e fornece ferramentas que sejam mais específicas para o seu negócio. Como? Com solicitações de personalização junto aos fornecedores, disponibilização de APIs modificadas, dentre outras funções.

Pronto! Agora você sabe o que é um Cloud Broker, e como ele pode não somente te auxiliar ao adotar a nuvem, mas também apontar quais são as melhores opções para o seu negócio.

Comentar via Facebook

Comentário(s)