Azure protagoniza TI nas Olimpíadas

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, um time não visto foi o de TI. No entanto, sem a administração precisa dos profissionais, talvez o evento não tivesse sido assistido por milhões de espectadores em mais de 200 países, nos mais variados dispositivos e plataformas.
Para dar conta do recado, o Comitê Organizador fechou contrato com a Microsoft para dar suporte ao evento por meio do Azure, plataforma de cloud da empresa. Estas foram as primeiras Olimpíadas a contar com a tecnologia de processamento de dados em cloud, no maior contrato deste tipo firmado pela Microsoft no Brasil.
A expectativa era (e foi atingida) de milhões de visualizações diariamente, com cerca de 60% dos acessos vindos de dispositivos móveis.
A Microsoft foi responsável por criar os três sites oficiais: de acompanhamento da tocha olímpica, dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos. A escolha foi feita pelo Comitê após análise de capacidade de processamento e distribuição geográfica, escalabilidade, integração entre diferentes dispositivos e menor tempo de resposta, itens necessários para o porte do evento.
Os sites possuem arquitetura inteligente e eficiente. Por exemplo: a linguagem é traduzida automaticamente de acordo com a localização do acesso. Além disso, em tempo real foram (e serão, nos Jogos Paralímpicos) atualizados quadros de medalhas, cronogramas de jogos, resultados de partidas, estatísticas e informações sobre atletas e países. Todos estes dados foram armazenados na nuvem, recebendo as atualizações por meio de sensores instalados nos 37 locais de provas.
Para suportar toda a demanda, a Microsoft usou seis centros de dados próprios simultaneamente, instalados no Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia.

Transmissão – O Azure também foi escolhido pela NBC Olympics para hospedar e fornecer suporte em cloud para os vídeos produzidos pela emissora, que teve recorde de 4500 horas de conteúdo online, disponíveis para qualquer dispositivo. O motivo foi o fato de a NBC Sports ter aplicativos para dispositivos e plataformas diversas, como Android, iOS, Roku, Amazon, Windows 10, Xbox, Windows Phone, PC e Mac.

Fontes:
https://www.windowsteam.com.br/portal-oficial-dos-jogos-olimpicos-rio-2016-sera-feito-em-parceria-com-a-microsoft/
http://www.baguete.com.br/noticias/20/03/2015/sites-da-olimpiada-ficam-com-microsoft
http://canaltech.com.br/noticia/microsoft/microsoft-azure-fornecera-hospedagem-de-streaming-para-a-nbc-durante-olimpiadas-75307/

Comentar via Facebook

Comentário(s)