Adapte-se a Transformação Digital ;)

Geneses IT

Somos feitos de gente + serviços + Tecnologia.

Compartilhar

Posso afirmar que você já tenha ouvido falar sobre transformação digital alguma vez, certo? Caso você tenha ouvido falar ou não, vou explicar o que é, e como vai afetar sua empresa hoje.

Existem pessoas que enxergam a transformação digital apenas como um esforço da TI em melhorar os processos internos, ou uma forma de melhorar a experiência dos clientes e outras tantas ideias equivocadas.

O primeiro ponto que devemos fixar em nossas mentes agora é que a transformação digital não é um termo para o futuro, mas sim, uma adequação que deve ser feita para ontem, caso sua empresa queira continuar viva no mercado.

O que é?

Se fossemos escrever o termo transformação digital em uma lousa, colocaríamos “transformação” bem grande, e digital bem pequena, pelo fato da transformação ser o ponto principal: transformar o jeito de pensar e de viver e, o melhor meio para fazermos isso, é utilizar a tecnologia.

Para empresas, significa a TI não passar mais a ser apenas aquele balcão superficial de produtos, onde outros setores fazem as requisições de novos equipamentos ou softwares, mas sim, parte central do plano de negócios, bolando estratégias que andam em paralelo às novidades da tecnologia.

Não é simples, nem rápido. Tempo e recursos deverão ser gastos para adequar-se, mas o resultado é incomparável.

O impacto e as mudanças que ela promove na sua empresa

A sociedade mudou, não é a mesma de 5 anos atrás. Alguns serviços automatizados que existem atualmente eram impensados a alguns anos atrás.

Novas soluções e até mesmo problemas surgiram com a evolução da tecnologia, obrigando as empresas a adaptarem-se para sanar todas as oportunidades: “A TI deverá ser tratada como uma startup, e não mais como uma simples área de TI” Cristiano Barbieiri – CIO da Sul América.

As empresas devem olhar dois pontos importantes: Os impactos que a transformação digital promove na sociedade, e os impactos que ela promove no seu próprio negócio.

Cloud, virtualização, mobilidade, Bigdata, IOT. Termos que promovem as mudanças necessárias para as empresas conseguirem oferecer a experiência necessária para o consumidor final; todos fazem parte da transformação digital.

O profissional de TI

As mudanças não deverão ser apenas nos processos empresariais. O profissional de TI também deverá se adaptar às inovações que o mercado vai trazer. Resolver simples processos internos e tratar de assuntos pequenos não pode mais ser o foco. Muitas vezes terá que pensar como um executivo, e traçar estratégias de negócios, como abordar assuntos de nível organizacional e pensar como sair na frente dos concorrentes.

A velocidade na entrega de serviços, sem perder a qualidade, deverá ser o ponto principal, não só da TI, mas sim de toda o sistema organizacional.

Os profissionais de TI também deverão realizar testes constantemente, sejam eles para validações de conceito sobre melhorias nos processos, quanto para o desenvolvimento de aplicativos. Quer saber mais? Clique aqui.

Comentar via Facebook

Comentário(s)